O governador Rui Costa (PT-BA) informou, nesta quarta-feira (14), que pelo menos 80 cidades baianas receberão um novo sistema de videomonitoramento até o ano de 2022. A ferramenta utilizará inteligência artificial para otimizar o trabalho dos policiais e custará ao Governo do Estado quase R$ 1 bilhão.
Rui disse que o contrato será assinado nos próximos dias. “Esse videomonitoramento se diferencia do que hoje é feito em algumas cidades, nas quais fica aquele painel de televisões e os policiais ficam acompanhando várias TVs, sendo cada TV com uma imagem da câmera. Isso deixará de existir e passará a ter um sistema de inteligência artificial robusto que o que passa a aparecer na tela é o que tiver de ocorrência ou o que chama atenção da inteligência artificial”, explicou o governador.
Ele citou que o sistema vai ler automaticamente as placas de veículos, o que fará com que o policial não precise checar manualmente no sistema. “Vai rodar o sistema e toda placa que tiver sido roubada, com algum problema policial, e aquela imagem vem pra tela, informando aonde o carro está passando, em que condições, qual é a rua. Outro exemplo: Alguém que foi identificado pelo reconhecimento facial, o computador processa se aquela pessoa tem mandado de prisão em aberto, participou de algum crime recentemente. Portanto, a polícia vai poder se antecipar”, acrescentou Rui.
De acordo com o Governo do Estado, as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos e também será implantado um sistema de transmissão de imagens nas viaturas e fardamentos dos policiais militares.
Célio Notícias
0 Comentários