Nos últimos meses, foram inauguradas novas Salas do Empreendedor nos municípios de Mirangaba, Caém, Ponto Novo e Pindobaçu, Centro-Norte baiano. Eixo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o equipamento é um local de atendimento e incremento aos pequenos e microempreendedores (MEI) e conta com o apoio do Sebrae na disseminação de informações e orientações.
Gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, explica que a Sala do Empreendedor é gerida pelas prefeituras de cada município. “A gestão cria um ambiente favorável para empreender e obter orientações. Em um único local, garante um atendimento ágil e de qualidade com informações necessárias ao acompanhamento e fortalecimento dos negócios no município”.
Para o atendimento ao público, a prefeitura de cada cidade contrata o agente de desenvolvimento (AD), que é capacitado pelo Sebrae. Junto com o AD, a Sala do Empreendedor contribui para a desburocratização e, consequentemente, efetivação das compras governamentais.
“Com visão holística, o agente de desenvolvimento adota estratégias para o crescimento socioeconômico de cada município. Paralelo ao eixo, o Sebrae e as prefeituras realizam intervenções em uma agenda de soluções para os empreendedores”, ressaltou Ferreira.
No espaço são ofertados serviços de formalização, alteração cadastral, regularização fiscal, impressão/emissão do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), parcelamento, Declaração Anual, baixa de empresa, orientação empresarial, além de informações sobre cursos, capacitações e oficinas.
Endereços
Em Mirangaba, a Sala do Empreendedor está localizada na Rua Rui Barbosa, S/N, Centro. O AD é Oldair Júnior e o atendimento é realizado das 09h às 17h. No município de Caém a Sala do Empreendedor funciona no prédio da Prefeitura Municipal, situada a Praça Desembargador Souza Dias, S/N, Centro, com funcionamento das 8h às 12h. A agente de desenvolvimento é a Raquel Oliveira.
Já em Ponto Novo o atendimento ao público é de responsabilidade da AD Naiane Damasceno. A Sala do Empreendedor fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Praça Pedro Luiz, S/N, Centro, e funciona das 08h às 14h. Na cidade de Ponto Novo o equipamento fica localizada na Rua Leondidas Freire, Centro, com atendimento das 8 às 13h e atendimento do AD Marcos Junior Santos.
Base regional
Dos 32 municípios atendidos pela unidade regional do Sebrae em Jacobina, 16 contam com Salas do Empreendedor. São eles: Piritiba, Caém, Capim Grosso, Jacobina, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Várzea Nova, Miguel Calmon, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, São José do Jacuípe e Itiuba. O equipamento será reativado em Riachão do Jacuípe e, em breve, serão inauguradas as salas de Jaguarari e Capela do Alto Alegre.
por Tamara Leal
0 Comentários