O Distrito Federal recebeu, neste sábado (3), 40,1 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen armazenadas de forma imprópria. De acordo com a Secretaria de Saúde, o imunizante, que necessita de apenas uma aplicação, chegou congelado e está "indisponível para uso", no momento.
A pasta informou que, durante a conferência das doses na Rede de Frio Central, que armazena e distribui vacinas na capital, foi observado que elas "estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada", que é de 2°C.
Em seguida, a secretaria disse que entrou em contato com o Ministério da Saúde, que passou a orientação de deixar toda a carga "em quarentena". Agora, de acordo com a pasta, na segunda-feira (5), o órgão federal solicitará avaliação para checar se as doses ainda poderão ser usadas.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A análise das doses será feita pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A entidade vai verificar se ainda há estabilidade dos imunobiológicos e a aplicação deles continua segura.
De acordo com informações da Latam, as doses chegaram a Brasília às 8h41 deste sábado. Elas vieram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado em São Paulo.
Vacinação no DF
O Distrito Federal atingiu a marca de 1.005.782 pessoas vacinadas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (2). O número equivale a 32,46% da população.
Nesta sexta, os servidores aplicaram 17.019 doses da vacina, sendo 13.942 de primeira dose (D1), 2.960 de segunda dose (D2) e 117 dose única, com a vacina da Janssen.
Ao todo, 344.171 pessoas tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 na capital e 15.881 se imunizaram com a dose única. O Distrito Federal ocupa a 16ª posição no ranking nacional de imunização contra a Covid-19. Em fevereiro, o DF chegou a ter a maior taxa de vacinação do país.
G1
0 Comentários