Ceará passará a cobrar vacinação total ou teste negativo de Covid-19 de viajantes

Ceará passará a cobrar vacinação total ou teste negativo de Covid-19 de viajantes

O governo do Ceará conseguiu, em decisão na Justiça Federal, o direito de exigir teste negativo ou vacinação completa contra Covid-19 de passageiros de voos que embarcarem para o estado. A decisão, compartilhada nesta quarta-feira (11/8), tem o objetivo de impedir a propagação de variantes do coronavírus pelo fluxo de viajantes.

Com isso, todo viajante que desejar desembarcar no Ceará precisará apresentar um dos dois requisitos: um comprovante de vacinação completa ou o resultado negativo do exame de antígeno ou RT-PCR, realizado em até 72h antes do voo.

“Não se trata de restrição de livre locomoção pelo país, nem restrição ao direito de liberdade, mas de proteção à vida, que é um direito de alta relevância”, disse, em sua decisão, o juiz federal Luís Praxedes Vieira da Silva, segundo comunicado do governo cearense.

Dados da Secretaria de Saúde do Ceará apontam que já foram confirmados 15 casos da variante Delta, todos de passageiros embarcados por via aérea em outros estados. Nesta quarta-feira, a secretaria também confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante. A vítima é um profissional de saúde residente do município de Icó.

A variante delta foi identificada primeiro na Índia e está se alastrando pelo mundo em alta velocidade. Ela se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta

Aratu

Postar um comentário

0 Comentários