Inovação e profissionalismo. Essas duas características foram fundamentais para os pequenos negócios de Xique-Xique, que receberam cerca de 2 mil pessoas, entre pilotos, navegadores, mecânicos e equipes de apoio que acompanham o Rally do Sertões. A cidade foi anfitriã de uma das etapas da competição off-road, que percorreu trechos em 6 estados do Nordeste e movimentou cerca de um milhão de reais durante a passagem pelo município.
Quem aproveitou todos os bons ventos trazidos pelo Rally foi o empresário Tarcísio Macedo, do Macedo Golden Hotel e Restaurante. Tarcísio participou das capacitações do Sebrae, e incluiu a equipe em vários cursos oferecidos pela instituição. “Percebemos a importância de investir em capacitação e profissionalizar a equipe. Hoje, os nossos colaboradores estão preparados para outros momentos de grande demanda e também para atender a população local”, comentou.
Tarcísio destaca também a geração de renda que o evento movimentou. “A gente passou por um período muito difícil por conta da pandemia. Um evento como esse é uma injeção de ânimo, ainda mais com as orientações e capacitações que recebemos para atender o turista e o visitante da melhor forma possível, inclusive seguindo todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos órgãos de saúde. O evento ajudou e muito a recuperar o nosso faturamento”, avaliou o empresário.
O gerente do Macedo Hotel, Kayam Almeida, ressalta ainda que o planejamento foi fundamental para atender bem os visitantes. “Em todo momento, o nosso buffet tinha comida e organizamos o cardápio do restaurante com uma variedade grande. Temos 32 apartamentos e, se tivéssemos 200, todos seriam ocupados. O Rally dos Sertões veio para nos motivar e o Sebrae foi um parceiro importante nessa jornada. Vamos continuar com os cursos e consultorias, sempre pensando em oferecer o melhor para o nosso cliente”, afirmou o gerente.
Ieuza Martins e Márcio Campos, donos de um quiosque à beira do Rio São Francisco, o Boteco do Bolinha, também aproveitaram a oportunidade e se capacitaram para receber os turistas. Participaram de cursos voltados para atendimento, marketing digital e biossegurança. Márcio, que é conhecido por todos como Bolinha, não escondeu a alegria em receber bem, e aumentar muito as vendas somente em um dia de evento na cidade
“O movimento foi muito bom. Fico feliz em estar preparado e agradeço ao Sebrae por tanto aprendizado. Criamos um menu especial para o evento, capacitamos a equipe para oferecer um bom atendimento e também já vínhamos implantando um ambiente para os clientes tirarem fotos com o Rio São Francisco ao fundo, o tal ambiente instagramável. Nosso Buteco está ‘bombando’”, comemorou o empresário.
Mas nem só de alimentação e hospedagem vive o visitante. Muitos outros serviços foram procurados, como segmentos de supermercado, farmácia e postos de combustíveis.
O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, destacou a relevância da parceria com o Sebrae na preparação dos estabelecimentos para receber o Rally. Ele falou sobre a geração de renda que um evento desse movimenta e da continuação da parceria com o Sebrae na capacitação dos empreendimentos locais. “Foi uma ótima oportunidade para estreitarmos relações com o Sebrae. Além desse importante trabalho de capacitação e preparação dos pequenos negócios para o evento, que trouxe um retorno positivo para o comércio local, o Sebrae vai nos acompanhar também em outros momentos e queremos dar andamento às agendas de cursos e consultorias para auxiliar o pequeno negócio a se profissionalizar, e vender mais”, afirmou o prefeito.
Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destaca a importância da realização de um evento turístico para movimentar a economia local depois de tanto tempo sem nenhuma atividade do segmento por conta da pandemia. “Tivemos esse olhar cuidadoso que o momento exige, e capacitamos as empresas também em relação aos cuidados e protocolos exigidos pelos órgãos de saúde. O Rally dos Sertões foi uma oportunidade de retomada importante para a prestação de serviço, comércio e turismo. Estamos felizes em poder participar, e contribuir com a capacitação das empresas de Xique-Xique”, comemorou.
Sebrae e Rally dos Sertões
Em parceria com o Rally dos Sertões, o Sebrae está capacitando 350 pequenos negócios em todo o circuito das cidades por onde a caravana de competidores e equipes de apoio passarão. O Sebrae capacitou os donos de micro e pequenas empresas em protocolos de biossegurança e concedeu o selo “Turismo Confiável” a esses estabelecimentos, para estimular o consumo por parte dos integrantes do evento.
Em 2021, a prova chega à sua 29ª edição, cruzando seis dos nove estados do Nordeste. Segundo os organizadores, o evento mobiliza quase dois mil participantes, durante os 10 dias de duração.
A capacitação realizada pelo Sebrae a esses donos de pequenos negócios, distribuídos ao longo do percurso do Rally, é composta por workshops, consultorias e cursos nos seguintes eixos: protocolos de biossegurança, formalização de empresas (MEI), boas práticas nos serviços de alimentação, sustentabilidade ambiental, marketing digital e estruturação de experiências turísticas a partir de produtos locais.
Fonte: Ascom - Sebrae Irecê
0 Comentários