Capacitações fazem parte das atividades do Programa AgroNordeste
Cerca de 30 produtores de leite do município de Saúde, Centro-Norte baiano, participam do Curso Qualidade Total Rural – D’Olho na Qualidade (QT Rural), do Sebrae. A ação teve início no mês de agosto, vai até outubro e faz parte do Programa AgroNordeste.
O objetivo é organizar o ambiente de trabalho, diminuir o desperdício, preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Dividido em oficinas e consultorias, o D’Olho na Qualidade acontece em seis encontros presenciais, totalizando 24 horas de instrutoria, 4,5 horas de consultoria por propriedade dividida em três visitas, com duração de 1,5 cada. As ações conciliam teoria e prática e são concretizadas nas propriedades. Após isso, o consultor passa em cada propriedade para verificação o que foi efetivado e se necessita de ajustes. Em Saúde, já foram realizados dois encontros.
Gestor do Sebrae em Jacobina, Valdemir Cavalcante explica que o curso D’Olho na Qualidade Total Rural trabalha principalmente a autoestima do produtor. “Essa iniciativa proporciona a melhoria do ambiente de trabalho, a consciência sobre a necessidade de uma gestão eficiente e a aplicação de ações que impactem no bem-estar físico, mental e social dos envolvidos no dia a dia da propriedade”.
O Sebrae ministra conteúdos voltados a gestão, mercado, qualidade e inovação tecnológica, como temas como: sensibilização, descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida. Parceiro do Sebrae, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) presta assistência técnica ao grupo. A entidade disponibiliza um médico veterinário que acompanha a técnica para melhorar a rentabilidade leiteira e impactar no resultado final da produção.
Para o produtor Vilobaldo Santos Magalhães, da Fazenda Agelim, o Curso Qualidade Total Rural – D’Olho na Qualidade proporciona um importante suporte técnico. “Com poucos dias de curso, já desenvolvemos ações que facilitam o nosso dia a dia e ajudam na organização do ambiente, rendimento da produção e a fazer cálculos que evitam o desperdiço de dinheiro. Junto com o suporte técnico do Senar, o Sebrae tem trazido orientações que contribuem para o fortalecimento dos pequenos negócios rurais”.
Além de Saúde, o Sebrae e o Senar realizam o D’Olho na Qualidade em Caldeirão Grande e Piritiba. Neste mês de setembro a capacitação terá início em Várzea da Roça e Ponto Novo. Já em Pindobaçu e Várzea Nova a execução da qualificação será do Sebrae em parceria com as prefeituras locais.
Outras informações sobre as soluções ofertadas pelo Sebrae podem ser obtidas na sede da instituição em Jacobina, localizada na Rua J. J. Seabra, 69, bairro da Estação, e pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão entrar em contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim na Rua Benjamin Constant, 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046.
Por Tamara Leal
0 Comentários