Alerta continua no Parque Estadual das Sete Passagens (Pesp) - vales, ainda, queimam e combate permanece intenso

Foto: Smax Segurança

Fogo continua ativo dentro do Pesp, mais especificamente nos Vales do Dandá e da Cachoeira de Zezito Nunes. Combates iniciaram no início da manhã, partindo da sede do Parque 14 bombeiros militares e 15 brigadistas do Pesp, sendo 04 destes responsáveis por monitoramento na barragem da Leste; os outros 25 se dividiram para o vale do Araçá e trilha do Capão. Nesses ambientes, a princípio,  só há necessidade de rescaldo. Base do Covas - Em direção ao Vale do Dandá saíram 14 bombeiros militares e 09 brigadistas voluntários locais para fazer rescaldo e sanar o foco principal, mais 04 apoiadores, também locais, são responsáveis pelo transporte de água e alimentação. São esperados mais combatentes durante todo o dia. Aeronaves continuam em atividades.

Para Sinvaldo, colaborador voluntário, morador de Água Branca (área ao entorno do Pesp), um dos líderes da Base Covas, relata que o grande desafio é finalizar os focos de fogo em turfas. "Essas turfas são teimosas! O combate foi feito no dia de ontem (19) até a madrugada de hoje, 3h da manhã, na Cachoeira de Zezito Nunes e hoje teremos dia intenso de novo. Do lado de cá (porção leste) o grande problema é esse, o Vale do Dandá é grande e o fogo é desse jeito".

Fogo em turfas

Incêndio em turfa é considerado nos manuais de combate ao fogo como um dos mais complexos tipos de incêndios florestais... A turfa é o tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade, tornando-se altamente inflamável.

Força tarefa

Por meio do programa Bahia Sem Fogo (BSF), Governo do Estado disponibiliza bombeiros militares, aeronaves, além de técnicos e funcionários da Sema/Inema. Prefeituras de Miguel Calmon e Jacobina-BA ajudam na alimentação, transporte e logística de brigadistas e colaboradores voluntários. Empresas e terceiro setor (Associações, ONGs, grupos, coletivos), além de grande contingente voluntário fortalecem a "luta"!

Foto: Arquivo Bombeiros

Saulo Côrte, brigadista voluntário, fotógrafo e condutor ambiental, associado da Acagi, externa gratidão pela força dos apoiadores e voluntariado. "Eu agradeço imensamente pelo apoio de quem, mesmo a distância, contribue com a força do voluntariado, enviando alimentos, EPIs, e até ajuda financeira, o que é revertido em combustível, equipamentos, alimentação, e várias outras coisas... Agradeço ao poder público pelo esforço no apoio, mas não é tudo que dá para chegar na hora que a gente precisa. Sem a força dos nativos e o apoio da população seria muito mais difícil o combate. Obrigado a todos e todas!"

Informações Aspaff Chapada Norte

 

 

Postar um comentário

0 Comentários