Familiares de um homem, identificado como Francisco de Assis Fonseca de Aguiar, de 60 anos, procuraram a produção do Grupo Aratu para denunciar uma suposta injustiça que ocorreu, na manhã da última quarta-feira (27/10), contra o idoso, no bairro de Itapuã, em Salvador.
Francisco foi preso na Central de Flagrantes da Polícia Civil, por suspeita de ter esfaqueado um homem, durante briga de vizinhos. No entanto, houve uma reviravolta. Uma das filhas do idoso divulgou vídeos registrados por câmeras de segurança instaladas no local, com o objetivo de alegar inocência do pai e justificar que ele seria a vítima da situação.
As imagens mostram o momento que Francisco está subindo um lance de escadas do prédio onde mora e é interceptado por algumas pessoas, que seriam, também, moradores e membros de uma mesma família.
Em determinado instante, é possível ver que uma mulher está tendo uma discussão com o idoso e a conversa é assistida por uma moça e um rapaz. Pouco depois, surge um homem, que desce rapidamente a escada e dá um chute na altura do peito de Francisco, que acaba caindo. No chão, o idoso continua sendo agredido com socos.
Imagem feita em outro ângulo, mostra que o autor do chute parece estar com algum ferimento. Francisco aparenta estar desacordado e tem a cabeça pressionada pelo pé do outro homem. Uma das mulheres leva uma corda para o autor do chute, mas não fica clara qual seria sua utilização.
A Polícia Civil informou ao Aratu On que a ocorrência teve registro feito na Central de Flagrantes, por policiais militares da 15ª Companhia Independente (CIPM/Itapuã), que teriam sido acionados para atender a briga.
Ainda de acordo com a PC, um dos envolvidos foi atingido por um golpe de arma branca na região do abdômen. Os dois estavam hospitalizados, no momento do registro, e a ocorrência foi tipificada como tentativa de homicídio, com o caso devendo ser encaminhado para a 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã).
DEFESA DE FRANCISCO
À reportagem do Aratu On, o advogado André Franklin, que defende o idoso, informou que seu cliente é o agredido no episódio e está sendo injustiçado. “Seu Francisco sofreu uma tentativa de homicídio por um rapaz que hoje se diz vítima. Ele acabou se lesionando ou se auto lesionando, no momento da agressão [que cometeu]”, disse.
Após o ocorrido, os envolvidos tiveram que ser levados para serem atendidos em unidades de saúde. Depois de passar por seis horas em atendimento, o idoso foi levado à unidade policial, onde acabou sendo preso, em flagrante.
“Mas o juiz na audiência de custódia entendeu pelo relaxamento da prisão em razão da ilegalidade, visto que o vídeo apresentado pela defesa demonstrou de forma cabal que a vítima na verdade seria Seu Francisco”, explicou Franklin.
Segundo o advogado, existe uma relação de vizinhos desgastada, entre os envolvidos, por alguns problemas e Francisco, inclusive, já havia sido ameaçado em outras oportunidades. O idoso mora no primeiro andar e outro homem no segundo pavimento. Nesta ocorrência, há uma versão dando conta que Francisco, durante a madrugada, teria provocado barulhos batendo no teto de seu apartamento.
“Isso é impossível de fazer porque ele mora com uma idosa de 95 anos e com três filhos pequenos”, argumentou o defensor. De acordo com o advogado, o prédio foi construído por Francisco, que depois vendeu um apartamento para a outra família. A confusão entre eles teria começado, desde que o idoso impediu, judicialmente, que a outra família construísse uma piscina no terraço do imóvel.
Aratu On
Faratuon.com.br%2F
0 Comentários