Jacobina - Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apontam que o disque 100 e o 180 registraram mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher em 2020. O número corresponde a uma denúncia a cada 5 minutos. Diversas pesquisas também assinalam que esse tipo de violência cresceu durante a pandemia.
Com objetivo de sensibilizar as vítimas de violência a denunciarem, e quebrarem esse ciclo, a Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ) lançou neste domingo (10), a Campanha ‘Sinal Vermelho contra a Violência’ alusiva ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.
A ‘Sinal Vermelho contra a Violência’ abre mais um canal de pedido de ajuda. A mulher que sofre violência pode denunciar com o X na palma da mão. As pessoas, em repartições públicas ou privadas, entenderão que aquele é um grito de socorro.
Para o diretor de Comunicação da Prefeitura de Jacobina, Mateusinho Carvalho, “se a mulher estiver em perigo e mostrar um “X” vermelho desenhado na sua mão para alguém, ele rapidamente acionará a polícia. A mulher que sofre abuso e qualquer tipo de violência dentro de casa pode dar um alerta silencioso e buscar ajudar o mais rápido possível”, explicou.
Além de campanhas, a Prefeitura de Jacobina investe em políticas públicas de enfrentamento a todas as formas de violência e preconceito contra a mulher. Informação, atendimento especializado, a exemplo do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher -, rondas e patrulhas, estão entre as boas práticas que contribuem com o combate e enfrentamento a violência.
Serviços do CRAM
O CRAM Mariene Soares possui equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, advogada e mais equipe de apoio. No local, as vítimas são recepcionadas, ouvidas e, a partir dos relatos, podem ser encaminhadas à delegacia para adoção de medida protetiva e todo o processo encaminhado ao Ministério Público e à Justiça.
O Centro também oferece, caso haja necessidade, acompanhamento psicológico e social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Casa de Acolhimento, aluguel social ou até mesmo aquisição de passagem para um local seguro.
O CRAM fica localizado a Rua Alice Barros de Figueredo, 55 - fundo da Secretaria Municipal de Saúde, Telefone (74) 3622 – 3488.
Patrulha Maria da Penha
Programa de enfrentamento à violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha deve ser implantada nos próximos dias. De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei (PL) já foi aprovado no Legislativo Municipal.
Diferente da Ronda Maria da Penha - de atribuição da Polícia Militar (PM) com visitas periódicas às residências para verificar o cumprimento das medidas protetivas -, a Patrulha Maria da Penha passa a ser responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM) e prestará o atendimento imediato a qualquer mulher que esteja passando por violência doméstica.
A GCM atende pelos números 153, em caso de emergência, ou o (74) 3621 – 5844(WhatsApp).
Prefeitura Municipal Jacobina
Ascom PMJ
0 Comentários