O IFood foi um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta terça-feira (03/11) depois que alguns restaurantes apareceram com nomes alterados. A empresa explicou que o incidente foi causado por um operador de atendimento de uma empresa prestadora de serviço.
Internautas relataram que, em alguns casos, foram colocadas frases, como “Bolsonaro 2022” e “Lula ladrão”.
Em nota, o IFood informou que aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados. Além disso, informaram que problema com a plataforma que levou a alteração dos nomes de restaurantes/mercados cadastrados no aplicativo não está relacionado a qualquer tipo de vazamento de dados dos usuários.
A empresa afirma que “tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores”.
Segundo o IFood , usuários não precisam se preocupar com vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, “tampouco de dados de cartão de crédito”.
Nota do iFood
Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que aproximadamente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.
A investigação interna esclarece que não houve um ciberataque à plataforma. O incidente foi causado por um operador de atendimento de uma empresa prestadora de serviço que tinha permissão para ajustar informações dos restaurantes na plataforma e que o fez de forma indevida. O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos.
É importante destacar que os meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados da plataforma e ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários. Portanto, não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma.
Informe Baiano
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