Após consultoria do Sebrae, empresa de Capim Grosso investe no social e reforma casa de idosa


Atendido pelo projeto Renova Varejo, o empresário Luciano Santos da Silva, da Verdes Mares Materiais de Construção, no município de Capim Grosso, Centro-Norte baiano, resolveu investir no social. A decisão surgiu após o empreendedor conhecer o plano de ação do programa e selecionou por evidenciar, no seu negócio, como ações de responsabilidade social.

Exposta a principal diferença entre ação social e ação de responsabilidade social, na qual a última prioriza a mudança social e / ou melhoria contínua da qualidade de vida de uma pessoa, Luciano optou por reformar uma casa na sua cidade - escolha natural por conta do ramo de atuação da empresa.

Para o empresário, “o Renova Varejo é um divisor de águas na minha vida empresarial. A consultoria tem me incentivado a realizar coisas que sempre tive vontade de fazer, mas não tinha atitude”.

Com a ideia em mente, o Silva buscou parceiros e pediu apoio no planejamento e execução da obra. Deste modo, ele chegou até a ONG ‘A Casa da Mãe’. A organização sem fins lucrativos tem como objetivo reformar casas de idosos em estado de vulnerabilidade. Seguindo critérios, identificam famílias que precisam do benefício. O projeto tem o apoio de profissionais da área da construção civil, indústria e material de construção do estado da Bahia.

A Verdes Mares Materiais de Construção entrou como financiadora da obra e apoiadora para identificar a pessoa a ser beneficiada, Luiza de Jesus, 68 anos. Além da reforma, a residência da idosa precisava de móveis, eletros, utensílios domésticos, cama, mesa e banho, necessidades que também serão supridas com a ação.

De acordo com Jilvania Bezerra, gestora Sebrae e responsável pelo Renova Varejo na regional, embora para os sócios importe mais a garantia de um espaço renovado que proporcione conforto à Dona Luiza, a ação de responsabilidade social agrega valor à marca.

“A sociedade passa a perceber que o empreendimento se preocupa com o bem-estar da coletividade. A equipe se torna mais comprometida e engajada, ao entender que também contribui com o voluntariado. E, por fim, tudo isso aumenta a credibilidade da marca no mercado, favorecendo melhores parcerias com fornecedores e engajamento da coletividade como um todo”, ressaltou Jilvania.

Luciano e a sua sócia e esposa, Josy Rios, já pensam na ampliação do projeto na região. A reforma será entregue no próximo sábado (11). A empresa foi atendida pela consultoria Renova Varejo de abril a setembro deste ano.  

 A Casa da Mãe

O projeto ‘A Casa da Mãe’ (@acasadamaebr) nasceu durante a pandemia e surgiu da inquietação da empresária Arlene Vilpert, da Fábrica de Tintas FestCor. Em abril de 2020, uma pessoa que havia conhecido a empreendedora em uma loja de materiais de construção, pediu ajuda para reconstruir a residência do seu pai, um idoso de 63 anos. Ele teve a moradia totalmente danificada devido às intensas chuvas que caíram naquele período, no município de Nazaré das Farinhas.

Com o apoio da sua família, Arlene decidiu que iria realizar a ação. Ao conhecer de perto a realidade do idoso, percebeu que podia ajudar muito mais e começou a se articular com um representante dos seus produtos na cidade.

Motivados e inspirados ao ver o impacto positivo causado na vida do idoso, Arlete e os voluntários envolvidos na ação decidiram continuar com o movimento de amor e solidariedade. Assim, surge em dezembro de 2020, a ONG ‘A Casa da Mãe’ que tem o propósito de reformar casas e reconstruir vidas de idosos que vivem em estado de vulnerabilidade.

Hoje, a ONG conta com 120 voluntários engajados no trabalho social que buscam transformar e impactar positivamente a vida de idosos. A casa em Capim Grosso será a quarta a ser entregue desde o início do projeto, mas o objetivo dos voluntários é conseguir reformar mil unidades em todo o estado.

Renova Varejo

O Renova Varejo visa prestar um atendimento com consultores especializados em marketing e vendas, contemplando momentos online e presenciais, apoiando na avaliação e implantação de melhorias nas empresas, de forma a garantir o aumento da competitividade, já impactando nas vendas no presencial, e da maturidade digital dos empresários. As consultorias têm como temas indutores os cinco pilares do varejo: Estoque, Gestão Empresarial, Vendas, Marketing e Digitalização.

Em 2021, o Sebrae Regional Jacobina atendeu 37 empresas em oito municípios. Cada empresa teve 40 horas de consultoria. Os resultados alcançados foram, principalmente, nas melhorias das estratégias comerciais, no posicionamento mercadológico, por meio das redes sociais, e no fomento das vendas pelos meios digitais: WhatsApp, Instagram, E-commerce próprio ou Marketplaces.

O Renova Varejo retorna às suas atividades no começo do próximo ano e o empreendedor que deseja se inscrever pode aproveitar a pré-venda 2022, nas unidades do Sebrae ou pelo site http://www.renovavarejo.com.br/.

Outras informações sobre o Renova Varejo podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação ou entrar em contato pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão fazer contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046.

Por Tamara Leal 

Postar um comentário

0 Comentários