O Farol da Barra foi palco de um protesto contra à violência na Bahia na manhã deste sábado (4). Foram fincadas 220 cruzes em frente ao farol representando as mais de 5 mil mortes violentas de 2020 e o fato de o estado estar ocupando pelo terceiro ano consecutivo o primeiro lugar no ranking de homicídios no país.
"Foram 5.280 mortes violentas na Bahia em 2020. Este ano, o estado lidera o número de homicídios com 4.252 óbitos. No ano passado, foram 3.832 mortes. Há três anos lideramos essa estatística infeliz. Escolhemos para essa manifestação o farol porque é o nosso símbolo maior de alegria, afinal, o Carnaval acontece aqui e queremos alertar os turísticas que a Bahia não é um local seguro para passar as férias", declarou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) Estácio Lopes. Segundo ele, os dados que embasaram o protesto são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Estácio disse ainda que um dos fatores para os números é o sucateamento da Policia Civil. "Falta estrutura, valorização dos profissionais e efetivo - teríamos que ter 11 mil policiais, mas temos apenas 5.500, entre investigadores, escrivães e delegados. Com esse efetivo é impossível investigar e a impunidade gera violência", declarou eleAlém do Sindpoc, participaram algumas entidades, entre elas o coletivo Incomode, que atua na luta contra o hiperencarceramento e o extermínio da juventude negra do Subúrbio Ferroviário de Salvador. "Vários amigos foram abatidos ao logo desses três anos pela política genocida do estado. Isso porque quando o Estado é mínimo, abre brecha para o tráfico e a letalidade da polícia cresce contra os corpos negros", declarou Nadjane Silva Santos, 28, uma das fundadoras do coletivo.
Em nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP) informou que o policiamento está reforçado na região da Barra e que ampliou a cobertura do monitoramento de câmeras no bairro. A secretaria ressaltou ainda que houve redução no número de mortes violentas nos últimos meses.
Confira a nota completa da SSP:
"A Secretaria da Segurança Pública ressalta que a Polícia Militar reforçou as ações ostensivas, na Barra, resultando, inclusive, na prisão de um traficante com uma pistola, no Porto da Barra, na noite de ontem (3). Informa ainda que a Polícia Civil ampliou o trabalho de inteligência, com objetivo de identificar e prender criminosos naquela região. Por fim, a SSP destaca que aumentou a cobertura de câmeras no bairro, algumas delas contando com o sistema de Reconhecimento Facial.
No quesito mortes violentas, a SSP ressalta que houve uma redução de 20%, nos meses de outubro e novembro. Ações no sistema prisional, contra organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas, resultaram nas apreensões que aproximadamente 400 celulares, impedindo articulações entre criminosos."
Fonte: Correio24horas
0 Comentários