Dois cachorros, supostamente da raça Pitbull, foram abandonados há uma semana pelo tutor, em uma casa no bairro de Pirajá, em Salvador. Nesta quarta-feira (1/12), após denúncias pelo telefone 181, uma equipe da Brigada de Bombeiros Voluntária K-9 foi ao local na tentattiva de fazer o resgate, e encontrou os animais já bastante debilitados.
Segundo o Comandante França, da K-9, o dono dos cães - identificado como Álef Nascimento - morava de aluguel no imóvel, situado no Loteamento Parque Conjunto Pirajá, e recebeu ordem de despejo. Porém, ao deixar a casa, não levou os animais. O proprietário da residência também foi procurado, mas teria dificultado o acesso por parte dos voluntários e vizinhos, até mesmo para alimentar os cachorros.
"O cidadão se mudou e deixou dois Pitbulls passando fome e sede há vários dias, e o proprietário não toma nenhuma providência, nem queria abrir a casa para alimentarem os animais. Quem responde, agora, pelos maus-tratos, é o proprietário. Se ele não ajudar ou tentar intervir, vai ser conduzido à delegacia e responder por maus-tratos, conforme a Lei nº 9605, artigo 32", disse o comandante.
"A gente está oficializando as evidências para fazer a argumentação à nossa coordenação, via documentos, com urgência, pois esses animais podem morrer a qualquer momento", explicou o comandante. "Um ainda late, mas o outro mal está se mexendo", continuou.
O comandante também criticou a atuação dos governantes: "A gente está fazendo a regulação para saber para onde vão, já que o estado e a prefeitura são omissos e não há abrigos públicos. Não tem para onde levar. Toda vez fica por nossa conta, nossa guarda, e dos protetores particulares. Como sempre, a gente tem que arranjar os velhos parceiros (veterinários e protetores) para ajudar nessa missão, pois não há abrigo público".
Por volta das 21h15 desta quarta-feira, o comandante atualizou a informação e afirmou que a brigada conseguiu um abrigo para levar os animais, que devem ser resgatados pela manhã. "Vamos ter que tirar esses animais daqui, de hoje para amanhã, para que eles não morram. Conforme a lei, em risco de vida do animal ou do ser humano, não precisa de mandato, então os bombeiros vão fazer a retirada dos cachorros, seja pelos portões da frente ou pelo acesso lateral (pelos vizinhos). Nós vamos salvar as duas vidas", concluiu o comandante França.
EM TEMPO
Em vídeo enviado à K-9, vizinhos tentam chamar os cachorros, que levantam a cabeça, mas permanecem deitados. Veja:
CRIME
Pela legislação, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime sob pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Se você souber de casos de maus-tratos e/ou crueldade contra animais, ligue para o Disque Denúncia 181.
Aratu On
0 Comentários