Governo da Bahia anuncia consulta pública para concessão de três parques do estado o Parque Sete Passagens de Miguel Calmon foi incluido

Governo anuncia, em parceria com o BNDES, consulta pública para concessão de três parques baianos — Foto: Governo da Bahia

O Governo da Bahia, anunciou nesta segunda-feira (6), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai disponibilizar a consulta pública para concessão de três parques baianos, a partir de terça-feira (7).

Segundo o governo, a consulta será para a concessão dos Parque Zoobotônico de Salvador, além dos Parques Estaduais Sete Passagens, localizado no município de Miguel Calmon, e Serra do Conduru, situado entre as cidades de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, todas no sul do estado.

De acordo com o governo, a sociedade poderá enviar suas contribuições até 7 de fevereiro de 2022, nos sites da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Zoo.O governo informou que o projeto de concessão dos parques públicos tem como objetivo a modernização dos espaços de lazer para a população baiana.

A ação faz parte de um programa do BNDES de Concessões de Parques Naturais, lançado em 2020, que após o processo de estudos de viabilidade das unidades de conservação, tem o objetivo de nortear o desenvolvimento do ecoturismo e a preservação ambiental de importantes reservas naturais do estado.

PolêmicaGrupo fez protesto a favor dos parques públicos da Bahia neste sábado, em Salvador — Foto: Dalton Soares/TV Bahia

Grupo fez protesto a favor dos parques públicos da Bahia neste sábado, em Salvador — Foto: Dalton Soares/TV Bahia

Em julho deste ano, ambientalistas, juntamente com movimentos sociais, grupos culturais, além de entidades religiosas e comunitárias participaram de um ato pela defesa dos parques públicos da Bahia. A manifestação foi realizada na entrada do Parque São Bartolomeu, em Salvador.A ação, intitulada "Ebó Coletivo em defesa dos Parques", também teve o objetivo de repudiar o plano nacional e estadual de concessão à iniciativa privada.

Conforme disseram representantes do ato, a manifestação também visava assegurar o direito dos povos e comunidades tradicionais à terra e a preservação de sítios sagrados, como o Parque São Bartolomeu, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica de Salvador. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários