O mês de novembro terminou com muito conhecimento para empreendedores do município de Jacobina, no Centro-Norte baiano. O Sebrae, em parceria com a prefeitura, realizou a palestra ‘Empreendedorismo de Alto Impacto’, com o consultor de performance Guilherme Life. O evento aconteceu na noite de terça-feira (30), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija).
Consultor de Inovação Industrial, Life falou da importância da inovação, mas destacou que saber lidar com pessoas é um ponto crucial para o empreendedorismo de alto impacto. Ele ainda aguçou os presentes com perguntas como: “O que te move? Quem te inspira?”. As questões foram respondidas por alguns e levada como ‘tarefa de casa' por outros.
Segundo o palestrante, o empreendedor de alto impacto precisa sair da zona de conforto e ter atitude. Ele listou 17 atitudes de um empresário de alto impacto, dentre elas: apresentação impecável, empatia, escuta, disposição, sinceridade, trabalho em equipe, criatividade, assertividade, compromisso e estratégia.
Para o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, “a proposta foi intensa devido ao 'alto impacto’. Afinal, empreender é um desafio diuturno. Ou inova com criatividade ou fica para trás, motivo esse que devemos nos inspirar em referências de sucesso”.
Já o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Jacobina, Paulo Henrique, citou as relações humanas como chave para o sucesso. “Independente de onde esteja, o relacionamento com as pessoas é de extrema importância. Se você quer sucesso na sua carreira, comece cuidando das pessoas e gerando empatia”.
A proprietária da Amoreco Artigos em Tecidos, Agda Rios, ressaltou que a palestra foi além do proposto: “Maravilhosa abordagem. Evento fantástico e que mais pareceu uma oficina. Houve muita interação com a plateia, ouvimos e fomos ouvidos, e eu, particularmente, pude apresentar o meu produtos. Saio daqui cheia de insights e espero, em breve, me tornar uma empreendedora de alto impacto. Estou muito disposta a colocar todos os ensinamentos em prática.
O evento teve o apoio da Acija, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Mulheres Empresárias (CME) e do Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat).
Outras atividades
Na manhã do mesmo dia, instituições de ensino e entidades de classe discutiram os desafios da retomada das aulas presenciais em 2022 e de como montar uma estratégia para trazer os estudantes para dentro desta e de outras discussões, em busca de soluções de diversos problemas do dia a dia. A ação aconteceu no Espaço Colaborar que fica localizado na Praça do CEU, Rua Florisvaldo Barberino, 170 – Bairro da Missão.
No período da tarde, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC), empresa da Yamana Gold, e a Torres Eólicas do Nordeste (TEN) trataram da importância do desenvolvimento pessoal e melhoria dos processos, questões de extrema importância para o incremento da economia local.
Todas essas ações foram muito proveitosas para a construção de um marco, ‘um start’, no processo de empreendedorismo e inovação, na visão do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. “Somos um município empreendedor, mas associar empreendedorismo e inovação é um grande desafio. Para outros municípios, como é o caso de Salvador, isso já está superado, no entanto, em Jacobina, esse é um desafio muito bom”, concluiu Paulo Henrique.
Por Tamara Leal
0 Comentários