Ciclone extropical provoca chuvas volumosas de até 450 mm e deixa cidades em emergência

 

Um ciclone extratropical que se formou no oceano Atlântico tem provocado fortes chuvas na região do Extremo Sul da Bahia. Pelo menos 29 municípios decretaram situação de emergência e outros três, de calamidade.

A cidade de Itamaraju, uma das mais castigadas, registrou volume de 450 mm apenas nesta quinta-feira (9), segundo a MetSul Meteorologia. A previsão é de mais chuva nesta sexta-feira (10). De acordo com o InMet, a área do Sul da Bahia segue no maior grau de risco, classificado como “Grande Perigo”. Segundo alerta, as chuvas registradas devem ser superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e os ventos, superiores a 100 km/h.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram como a elevação do nível dos rios provocou destruição de pontes e estradas na zona de Eunápolis.

Também em Eunápolis, devido ao aumento de nível do Rio Buranhém, uma ponte em um trecho da BR-101 foi totalmente tomada pela água, o que provocou o bloqueio total da rodovia nesta sexta-feira (10).

As fortes chuvas que têm caído no norte de Minas Gerais, onde nasce o Jequitinhonha, estão contribuindo para aumentar o volume de água no rio que deságua no mar, em Belmonte, extremo sul baiano. Por isso, a Usina Hidrelétrica de Itapebi abriu, nesta sexta-feira, todas as suas comportas. Operação tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido. As comunidades  ao longo do rio, como Boca do Córrego, em Belmonte, já foram alertadas.

O município de Jucuruçu e uma comunidade de Itamaraju, seguem isolados nesta sexta-feira (10). Até o momento não há como chegar em Jucuruçu devido ao desmoronamento de um trecho da BA-284.

Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão é de que o ciclone se intensifique ainda mais ao longo desta sexta-feira, e também no fim de semana, e provoque novos temporais.

Fonte: Radar64

Postar um comentário

0 Comentários