Um ciclone extratropical que se formou no oceano Atlântico tem provocado fortes chuvas na região do Extremo Sul da Bahia. Pelo menos 29 municípios decretaram situação de emergência e outros três, de calamidade.
A cidade de Itamaraju, uma das mais castigadas, registrou volume de 450 mm apenas nesta quinta-feira (9), segundo a MetSul Meteorologia. A previsão é de mais chuva nesta sexta-feira (10). De acordo com o InMet, a área do Sul da Bahia segue no maior grau de risco, classificado como “Grande Perigo”. Segundo alerta, as chuvas registradas devem ser superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e os ventos, superiores a 100 km/h.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram como a elevação do nível dos rios provocou destruição de pontes e estradas na zona de Eunápolis.
Também em Eunápolis, devido ao aumento de nível do Rio Buranhém, uma ponte em um trecho da BR-101 foi totalmente tomada pela água, o que provocou o bloqueio total da rodovia nesta sexta-feira (10).
As fortes chuvas que têm caído no norte de Minas Gerais, onde nasce o Jequitinhonha, estão contribuindo para aumentar o volume de água no rio que deságua no mar, em Belmonte, extremo sul baiano. Por isso, a Usina Hidrelétrica de Itapebi abriu, nesta sexta-feira, todas as suas comportas. Operação tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido. As comunidades ao longo do rio, como Boca do Córrego, em Belmonte, já foram alertadas.
O município de Jucuruçu e uma comunidade de Itamaraju, seguem isolados nesta sexta-feira (10). Até o momento não há como chegar em Jucuruçu devido ao desmoronamento de um trecho da BA-284.
Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão é de que o ciclone se intensifique ainda mais ao longo desta sexta-feira, e também no fim de semana, e provoque novos temporais.
Fonte: Radar64
0 Comentários