A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou nesta sexta-feita (21), o iFood para realizar entregas comerciais com drones no Brasil. Com isso, o iFood, em parceria com a Speedbird Aero, será a primeira empresa das Américas a realizar delivery neste modal em todo o território brasileiro.
Esta primeira etapa se restringe ao modelo DLV-1 NEO, em rotas BVLOS, ou seja, além da linha visual do piloto. O equipamento deverá percorrer apenas distâncias de até 3 km, com cargas de até 2,5 kg.
Segundo reportagem do g1, a Speedbird Aero, empresa que poderá operar os drones, deverá respeitar outras restrições de segurança, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.
“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.
De acordo com a empresa, os drones vão fazer apenas uma parte do trajeto. Eles levam os pedidos até um droneport, nome dado a área específica e segura para pousos e decolagens de drones, onde são coletados por um entregador do iFood, que completa a entrega até os clientes.
Por meio de nota, o iFood disse que vem testando o modal desde 2020, e foi a primeira foodtech a realizar entregas por meio de drones com as aprovações dos órgãos competentes em toda a América Latina.
Em dezembro do ano passado, a organização iniciou sua primeira rota experimental de entregas pelo modal, com autorização da Anac. A operação conta com entregas intermunicipais, com voos entre Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE).
Ainda de acordo com a reportagem, todas as operações com drones são realizadas por profissionais habilitados e preparados para a aeronavegabilidade de forma segura.
Anac ressaltou que o processo de autorização do projeto foi desenvolvido em oito meses, em conjunto com a Speedbird Aero e AL Drones. O trabalho foi conduzido também pelas Superintendências de Aeronavegabilidade (Sar) e de Padrões Operacionais (Spo) da Anac.
Os testes foram feitos em São José dos Campos (SP), para a avaliação das características técnicas da aeronave, e um ensaio em Aracaju (SE), para avaliação operacional.
Bnews
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