Delegada que morreu de gripe em Salvador ganha medalha do governo 'post mortem'

 Reprodução

A delegada Emília Margarida Blanco de Oliveira, coordenadora da Central de Flagrantes da Polícia Civil da Bahia, que morreu no último dia 30, vítima de complicações decorrentes de uma forte gripe, ganhou a Medalha do Mérito Policial Civil “Cruz da Ordem”, do governo do Estado, conforme publicação no Diário Oficial do dia 4 de janeiro.

No Diário Oficial deste sábado (8), a administração estadual consertou o decreto e adicionou o termo “post mortem”, que em latim significa "depois da morte", na honraria. Emília integrou uma lista que tem o Procurador-Geral da República, o baiano Augusto Aras; desembargador Lourival Almeida Trindade, presidente do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJ-BA); Norma Angélica, procuradora-geral de Justiça da Bahia; o defensor-geral do Estado, Rafson Ximenes; a chefe da PF na Bahia, Virginia Palharini; além de secretários estaduais, como Carlos Mello (Casa Civil), Ricardo Mandarino (SSP-BA), Fabya Reis (Sepromi); a major Denice Santiago, que foi candidata a prefeita de Salvador pelo PT em 2020; além de diversas outras autoridades.

Emília Blanco iniciou a carreira na Polícia Civil em 1986. Ela passou pela Delegacia de Furtos e Roubos, além das delegacias de Brotas, Itapuã e Bonfim, além da Divisão de Controle de Hospedagem e Diversões Pública (DCHDP), da Delegacia de Homicídios. Ela também foi coordenadora do Centro de Documentação e Estatística (Cedep), chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública e Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil.

Desde 2018, ela coordenava a Central de Flagrantes. A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloisa Campos de Brito, destacou a trajetória da policial. A delegada era casada e deixa três filhos e seis netos.

Medalha

A honraria é instituída no âmbito da Polícia Civil da Bahia às personalidades, delegados de polícia, investigadores, escrivães, e demais servidores da organização policial civil. As honrarias são assinadas pelo governador Rui Costa.

Em 2018, o governador concedeu a medalha a si próprio. Além dele, o vice-governador João Leão (PP), os senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Junior, diversas autoridades e secretários estaduais.

BNEWS

Postar um comentário

0 Comentários