dique da Mina Pau Branco que transbordou em Nova Lima cai para nível dois de emergência

Lama na BR-040 após transbordamento de dique de barragem. — Foto: Via 040 / Divulgação

O Dique Lisa que transbordou e atingiu um trecho da BR-040, na manhã deste sábado (8) em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, caiu para nível dois de emergência, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM).

No domingo de manhã, a ANM classificou o Dique Lisa em nível três, o mais alto de alerta. Segundo a Defesa Civil estadual, a Agência enviou um comunicado sobre a alteração do nível de emergência. No texto, a ANM afirma que a alteração, para nível 3, foi feita durante uma vistoria realizada neste sábado pelos técnicos da Agência.

A Agência informou que seis pessoas que moram próximas a barragem, foram retiradas de casa em segurança. Procurada pela reportagem do g1, a empresa ainda não informou se está auxiliando esses moradores.

O Corpo de Bombeiros informou que teve conhecimento da elevação de emergência e que trabalha com o monitoramento.

"Os bombeiros foram acionados sobre a elevação de nível. Já esperávamos essa elevação. Por causa das circunstâncias no local. Geralmente quando se trata de movimentação da pilha de estéril, enquanto não atestam essa estabilidade, ocorre essa alteração para nível 3. Monitoramos junto com os outros órgãos a situação"

O transbordamento no sábado

Um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, transbordou na manhã deste sábado (8). A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. As sirenes foram acionadas às 10h31.

Os bombeiros informaram que não houve rompimento de barragem. A Vallourec e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo. Uma pessoa ficou ferida.

Após o transbordamento, a Justiça determinou a suspenção dos trabalhos na Mina e exigiu que a empresa garanta a estabilidade do empreendimento.

A Vallourec informou que ainda não foi notificada da decisão, mas que a empresa já suspendeu as atividades. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários