Diferente das "guerras" de facções que acontecem com certa frequência em vários bairros de Salvador, no IAPI a situação é um pouco diferente. É que bandidos do mesmo grupo, mas de regiões diferentes, resolveram duelar entre eles. A situação, envolvendo criminosos do Comando Vermelho, já deixou dois homens mortos dentro de uma semana.
De acordo com moradores, que preferem não se identificar por medo, a tensão começou após bandidos da localidade do "Brongo" executarem um jovem na região conhecida como "Floresta". Era por volta das 13h do último dia 10 de janeiro quando a vítima foi assassinada com vários tiros. "Os caras todos novatos aqui, queriam trocar tiros com os 'caras' lá de baixo. 'Os caras' vieram aqui e houve a revanche", sustenta uma testemunha.
Era só o início da guerra. Exatamente uma semana depois, no dia 17m Robert Danilo Cerqueira Santos, de 23 anos, foi assassinado no "Brongo" após uma retaliação. Segundo as primeiras informações, que não são detalhadas pela Polícia Civil, ele estava em um comércio quando foi sequestrado, torturado e baleado, tudo isso por volta das 11h. Os tiros foram ouvidos na região e levou pânico aos moradores.
Para tentar frear a situação, a Polícia Militar faz operações na região. No último dia 13, três suspeitos morreram após troca de tiros com agentes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp BTS). Segundo a PM, após denúncia anônima, uma guarnição se aproximou de um matagal próximo a um condomínio e foi recebida a tiros pelo trio. No revide, eles foram atingidos.
Com o grupo, que chegou a ser levado para o Hospital Ernesto Simões Filho, foram encontrados uma submetralhadora calibre 9 mm, duas pistolas (Canik e CZ), também calibre 9 mm, 50 trouxas de maconha, 80 pedras de crack e 47 reais em espécie.
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga os assassinatos ocorridos no IAPI. Os corpos das duas vítimas já foram enterrados. O policiamento no bairro está reforçado, segundo a 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade)
Aratu On
0 Comentários