Menina de 8 anos tem perna amputada após ataque de tubarão em Fernando de Noronha

Menina de 8 anos tem perna amputada após ataque de tubarão em Fernando de Noronha

Uma criança de 8 anos teve a perna amputada, na manhã desta sexta-feira (28/1), após ser mordida por um tubarão na Praia da Baía do Sueste, no Arquipélago de Fernando de Noronha. As informações são do portal JC.

A menina foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada até o Hospital São Lucas, onde aguardava a chegada de uma UTI aérea para ser transferida para um hospital em Recife. Ela é natural de São Paulo e estava passeando com a família no momento do ocorrido.

Ao portal JC, o marinheiro Alex Vitor, que estava no local do incidente, explicou como tudo aconteceu: "Ela estava se banhando na beira da praia. A gente estava de costas quando, do nada, começou a gritaria e já vimos o sangue na água. Ela estava com o pai, que começou a gritar desesperado", contou. Ele disse, ainda, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas demorou a chegar ao local. Então, uma viatura do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a levou até uma unidade de saúde".

Este é o sétimo ataque de tubarão em Noronha desde 2015. O engenheiro de pesca Paulo Guilherme Oliveira, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental Professor Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que coordena um grupo de pesquisa sobre tubarões, disse que está em contato com ICMBio para saber como agir.  Ele acredita que o aumento da exploração do turismo na área pode estar influenciando o comportamento da espécie.

"Estamos falando de um arquipélago onde existem tubarões e onde a frequência das pessoas aumenta a cada dia. Com o número maior de pessoas na área, a probabilidade dos ataques aumenta. O crescimento do turismo também pode influenciar. Uma pessoa dentro da água exerce uma certa pressão no ambiente. Duas, exerce duas vezes mais, e assim sucessivamente", comentou ao JC

Aratu On

Postar um comentário

0 Comentários