Neste sábado, 12, foi dada voz de prisão em flagrante a três motoristas por conduzirem veículos sob a influência de álcool na cidade de Jacobina. Os conduzidos foram abordados por prepostos da 2ª Cia do BPRv que realizavam a Operação Paz no Trânsito, também conhecida por “Operação Lei Seca”. Também foram retirados de circulação mais cinco motoristas por direção sob efeito de álcool. Sendo três motoristas por incidirem em infração de trânsito por terem resultados de testes positivos, porém enquadrados abaixo dos parâmetros de crime de trânsito, bem como dois motoristas por infração ao artigo 165-A do CTB.
Todos os flagranteados foram conduzidos à Delegacia Territorial de Jacobina para a ratificação do flagrante pela Autoridade Policial e por consequência passarão a responder processos criminais que poderão ensejar penas de detenção, de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
A Operação Paz no Trânsito em Jacobina é uma ação do DETRAN-BA com apoio operacional da 2ª Cia do BPRv que visa coibir a combinação de bebidas alcoólicas com direção de veículos, bem como os demais crimes e infrações de trânsito.
A multa por dirigir embriagado é uma forma que as autoridades de trânsito encontraram para inibir o consumo de álcool por parte dos motoristas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de mortes no trânsito apresentou uma redução de 2,4% em todo o Brasil, desde que a Lei Seca foi implementada em 2008.
A infração por dirigir embriagado pode levar à suspensão do direito de dirigir, o que não faz parte dos planos de nenhum condutor, além de multa no valor de R$ 2934,70. Em caso de reincidência no espaço de tempo de um ano, a multa é dobrada, ou seja, chega a R$ 5.869,40.
Prisão por dirigir embriagado
Com a aprovação da Lei Nº 13.546 em 2017, caso o condutor embriagado se envolva em acidente de trânsito grave, causando o falecimento de terceiros, ele irá de fato preso.
As diversas alterações na legislação ao longo do tempo levaram a multa por dirigir embriagado para o âmbito criminal.
Nesse cenário, o motorista que causar mortes no momento em que estiver conduzindo um veículo sob o efeito de álcool (ou outra substância psicoativa que cause dependência) será penalizado com prisão de 5 a 8 anos.
Como evitar a multa por dirigir embriagado
Manter uma direção segura é a forma mais eficaz para evitar a multa por dirigir bêbado.
Assim, caso a intenção seja beber, o melhor a fazer é se planejar, optando por carona, táxi ou o serviço de transporte por aplicativo.
A prudência e responsabilidade são ingredientes fundamentais para alcançar o sucesso como condutor.
Fonte:Célio Notícias em cima da Notícia
0 Comentários