Pesquisa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que, durante a pandemia, as mulheres foram mais eficientes na inovação/criação de negócios ou ferramentas digitais para vender seus produtos. O levantamento também apontou que o protagonismo feminino tem crescido no mundo dos negócios, mas ainda há muito o que avançar.
Diante desse cenário, o Sebrae em Jacobina realizou, na noite de quinta-feira (24), a palestra “Mulheres Protagonistas: Você é dona da sua história”, com a especialista em liderança feminina e facilitadora da Rede Mulher Empreendedora, Priscilla de Sá. O evento reuniu mais de 120 pessoas, na sua maioria mulheres.
Priscilla de Sá trouxe histórias de mulheres protagonistas, como a da empresária Luiza Helena Trajano, que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza; da empresária nipo-brasileira Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels; e da advogada e política norte-americana Kamala Harris, primeira procuradora-geral negra da Califórnia e primeira mulher e cidadã negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.
Duas jacobinenses tiveram as suas histórias retratadas e foram homenageadas. A primeira delas, Capitã Virgínia Bacelar, que é bacharel em Direito e tem 22 anos na Polícia Militar da Bahia. Em 2017 foi eleita a policial padrão do Batalhão de Policia Rodoviária e foi a primeira mulher oficial a comandar uma guarnição da Rondesp, bem como a primeira Capitã Comandante de uma Companhia destacada do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.
A segunda homenageada da noite foi Rosenilda Gualberto, carinhosamente conhecida como Nen do Salão. Empresária do ramo de salão de beleza há mais de 30 anos, ela iniciou sua vida como empreendedora ainda muito cedo e sempre buscando se aperfeiçoar. No ano de 2020 passou a integrar a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), biênio 2021/2022.
Para a gerente regional adjunta do Sebrae em Jacobina, Ana Luísa Santana, o conhecimento é fundamental para alcançar as mudanças necessárias e a tão sonhada equidade empresarial entre gêneros. “Estamos no caminho certo. O Brasil já é o 7º país do mundo com mais empreendedoras e somos 48% dos empreendedores brasileiros. Além disso, as mulheres estudam e inovam mais que os homens. Esperamos que, em breve, alguns abismos sejam transpostos e a gente consiga paridade no mundo dos negócios”.
Outros encontros
O evento também aconteceu nos dias 22 e 23 de março em Campo Formoso e Senhor do Bonfim, respectivamente, com a participação de mais de 150 pessoas. Nesta sexta-feira (25), às 19h, a palestra “Mulheres Protagonistas: Você é dona da sua história” será realizada em Capim Grosso, no espaço Cristal Festas, na Travessa Campo Sales, 386, bairro Vicente. No município, a ação tem o apoio da Associação Comercial de Capim Grosso e estão sendo disponibilizadas 100 vagas.
Em Jacobina a ação contou com o apoio da Acija, CDL, Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat), Câmara de Mulheres Empresárias (CME) e do Programa Empreender. Os alimentos arrecadados, como inscrição do evento, serão doados às instituições sociais da cidade.
Mais informações sobre as soluções da entidade podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão entrar em contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046.
Por Tamara Leal
0 Comentários