Polônia: se Rússia usar armas químicas, Otan interfere na guerra

O presidente da Polônia explicou ainda que o uso de armas químicas seria muito perigoso. 

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse em entrevista à BBC, que se a Rússia usar armas químicas na guerra contra a Ucrânia, estará abrindo um precedente para que a Otan interfira militarmente no conflito.

“Se me perguntarem se Putin pode usar armas químicas, acho que Putin pode usar qualquer coisa agora, especialmente quando está nesta situação difícil”, afirmou. “Todos esperamos que ele não se atreva a fazer isso. Mas se ele usar armas de destruição em massa, isso seria uma mudança no jogo”, alertou Duda.

O presidente da Polônia explicou ainda que o uso de armas químicas seria muito perigoso. “A Otan teria que se sentar à mesa e realmente teriam que pensar seriamente no que fazer, porque então começa a ser perigoso, não só para a Europa, mas para o mundo inteiro”, declarou.

 

Na sexta-feira, 11, a Rússia havia convocado uma reunião especial de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir suas reivindicações. Uma delas afirma que a Ucrânia planeia desenvolver armas biológicas.

A Ucrânia e os EUA responderam em seguida. Disseram que a acusação não passa de uma "bandeira falsa" - uma alegação destinada a justificar o possível uso pela própria Rússia de uma arma química contra cidades na Ucrânia, tentando depois atribuir essa ação aos opositores.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários