O pré-candidato ao Governo do Estado do PSOL, Kleber Rosa, foi vítima de racismo em uma postagem do Instagram feita por um leitor, em uma publicação do portal A Tarde, em que o veículo anuncia a candidatura do professor e investigador da Polícia Civil, ao Palácio de Ondina. Através de um comentário postado na rede social do jornal, o leitor ironiza o cabelo crespo do candidato e associa a imagem do psolista à loucura.
“kkkkk Não sabe nem pentear o próprio cabelo e vai ser governador pode internar que tá é doido”, postou o homem.
Kleber Rosa postou o comentário em seu Instagram. “Trata-se de uma postagem com ofensa racial que faz uma crítica ao meu cabelo, que é uma demarcação forte da minha identidade negra e associa minha imagem à loucura desqualificando a minha possibilidade de uma pretensão eleitoral. Como se essa imagem negra não tivesse legitimidade para estar nesse espaço de disputa, de governar o estado”, analisa.
O pré-candidato destaca também que postou o comentário na sua rede social para mostrar a importância da população negra ocupar os espaços de poder. “Seremos totalmente intolerantes a qualquer manifestação racista durante a campanha que tente me desqualificar por ser um homem negro. Qualquer desqualificação em uma perspectiva racista nós não iremos aceitar, inclusive, já estamos estudando com a nossa assessoria jurídica a possibilidade de uma ação que vise responsabilizar o autor do comentário”, finaliza o ativista do movimento negro e pré-candidato ao Governo do Estado do PSOL.
Informe Baiano
0 Comentários