Como você está Espiritualmente, como está seu corpo, como está sua vida diante de Deus


Uma alma abatida

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim?” (Salmo 42.5)

Quem dentre a humanidade já não perguntou isso à sua alma, como o salmista? Rico ou pobre, alto ou baixo, religioso ou ateu – todos nós, crianças, jovens ou adultos, homens ou mulheres, todos nós já nos perguntamos isso.

Depois da academia, é normal ter dores nas pernas e nos braços. Depois de realizar uma prova de várias questões, é absolutamente normal ficar com a mão e os dedos doloridos. E quando mastigamos uma carne mais dura? As articulações da mandíbula doem bastante.

E a nossa alma? Ela também dói!

O salmista enfrentou isso a ponto de conversar consigo mesmo na tentativa de descobrir alguma resposta que o satisfizesse. As dores físicas se resolvem com um analgésico, ou massagem, ou o descanso diário que temos à noite. E a alma? Como a gente alivia a alma? Como a gente descansa o ânimo?

No Salmo 42 encontramos o lamento profundo de uma alma atormentada por vários motivos. Vamos identificá-los?

Uma alma atormentada

1. Sede espiritual

“Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” (Salmo 42.1)

2. Necessidade da presença de Deus

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Salmo 42.2)

3. Lágrimas

“As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?” (Salmo 42.3)

4. Isolamento

“Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.” (Salmo 42.4)

5. Perturbação da alma

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.” (Salmo 42.5)

6. Lembrança da presença de Deus

“Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte.” (Salmo 42.6)

7. Pesar da presença de Deus

“Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.” (Salmo 42.7)

8. Necessidade de misericórdia

“Contudo, o SENHOR mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida.” (Salmo 42.8)

9. Sentimento de ser esquecido e oprimido

“Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?” (Salmo 42.9)

10. Dores físicas

“Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus?” (Salmo 42.10)

Uma alma equivocada

O salmista tem várias razões para se lamentar. Perceba que nenhuma delas se relaciona com Deus diretamente. O salmista tem uma percepção equivocada de Deus e isso o leva à perturbação. Deus está em todo lugar; portanto, o salmista não pode estar sozinho.

A sede da alma não se cura com coisas físicas como as lágrimas. A lembrança nostálgica da presença de Deus aflige o salmista. Este salmo nos conclama a perguntarmos a nós mesmos em que condição nos encontramos. Talvez tenhamos os mesmos motivos do salmista.

Talvez nossos gatilhos para as crises de depressão que temos sejam outros, frutos da nossa vida moderna. Contudo, o que nos leva a crises de depressão espiritual é o nosso afastamento de Deus.

Uma alma afastada

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59.2)

Não é Deus que se afasta de nós; somos nós que nos escondemos dele quando ouvimos a Sua voz. Com isso, mostramos que repetimos o erro de Adão. Ele tinha comunhão perfeita, ampla e restrita, nos moldes de Deus, todos os dias. Entretanto, bastou pecar contra Deus que o medo tomou conta dele e de sua esposa. 

O Deus que antes era amor, graça e misericórdia passou, agora, a dar medo. E Adão tentou se esconder de Deus.Nesses momentos de crise de depressão só há uma coisa a fazer: voltar-se para Deus e buscar nele esperança de refúgio.

Uma alma voltada para Deus

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus.” (Salmo 42.11)

O discípulo Pedro, numa ocasião de rara inspiração até aquele momento, disse:

“Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6.68)

Não temos para onde ir, não temos onde nos esconder. Onde quer que a gente vá, a nossa alma vai conosco.

Podemos nos banhar nas águas mais cristalinas e frescas do planeta. Podemos comprar essências e óleos dos mais variados aromas.

Entretanto, isso só será útil para limpar e embelezar o externo; a nossa alma ainda estará em tormento, se estiver longe de Deus.

Linho e seda puríssimos só vão deixar o lado de fora bonito, mas Deus olha para dentro.

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1Samuel 16.7)

Uma alma alegre

O grande remédio para as nossas crises de depressão, sejam elas circunstanciais, biológicas ou espirituais, é cantar louvores a Deus.

“Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.” (Salmo 68.3)

Que Deus aquiete o seu coração e o ensine a repousar nele.tenha um Excelente Sábado na presença do Senhor Jesus .

Célio Notícias


 

Postar um comentário

0 Comentários