Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Codeba continuam, neste domingo (17), no trabalho de rescaldo no galpão da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que pegou fogo na sexta-feira (15).
Os bombeiros usam maquinários como retroescavadeira para apagar possíveis novos focos que possam surgir, além da retirada do material queimado.
Equipes dos bombeiros seguem trabalhando no local — Foto: Divulgação/CBMB
No sábado (16), o chefe do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do Corpo de Bombeiros da Bahia, Coronel Jorge Sturaro, disse que o galpão da Codeba estava irregular em relação a segurança de combate a incêndios.
Cerca de 30% da carga de celulose armazenada no local foi destruída pelas chamas.
Ainda segundo o militar, o local teve o pedido de liberação da documentação de segurança negado em, pelo menos, três ocasiões. A homologação do projeto ocorreu um dia antes do incêndio no local.
30% da carga armazenada foi consumida pelo fogo
Ao menos 11 viaturas e três navios rebocadores foram usados para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar da intensidade das chamas, apenas 30% do material de celulose armazenado no local foi queimado.
"Esse é um material que queima em profundidade. Fizemos a retirada de mais de 70% dos material que poderia ser queimado, e fizemos um isolamento. A partir de agora, é preciso fazer a remoção do que ficou queimado para dar prosseguimento ao trabalho de rescaldo e só depois extinguir o fogo", disse o Tenente Coronel dos bombeiros, Ednei Factum.
Incêndio no galpão de área portuária de Salvador é controlado — Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia
Ainda segundo os bombeiros, apenas quatro dos 20 vãos do galpão foram atingidos pelo incêndio.
A Codeba divulgou nota onde diz que logo após o incêndio, foi iniciado o " Plano de Apoio Mútuo Portuário".
Bombeiros controlam incêndio no galpão da Codeba em Salvador; parte da estrutura deve ser demolida — Foto: TV Bahia
A Codeba confirmou que não há vítimas e disse que ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
Bombeiros combatem incêndio em galpão da CODEBA, em Salvador, com água do mar
A Bracell Bahia, proprietária da carga queimada, disse que acompanha atentamente os desdobramentos do fogo. A empresa disse ainda que fará o levantamento da carga danificada pelo incêndio após perícia dos órgãos competentes
Em imagens do interior do local que pegou fogo é possível ver que o galpão estava completamente carregado e que as chamas se alastraram rapidamente.
G1
0 Comentários