Exclusivo: vídeo mostra momento em que adolescente que teria sido vítima de estupro é levada a um cômodo do Hospital Psiquiátrico de Juazeiro pelo acusado; PC e MP estão investigando o caso

Exclusivo: vídeo mostra momento em que adolescente que teria sido vítima de estupro é levada a um cômodo do Hospital Psiquiátrico de Juazeiro pelo acusado; PC e MP estão investigando o caso

O Ministério Público da Bahia informou ao PNB que realizou diligências no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, na última sexta-feira (23) para apurar suposto caso de estupro na instituição.

Em uma reportagem exclusiva publicada na quarta-feira (21), o PNB denunciou dois casos de estupro que teriam acontecido dentro da instituição. Um deles envolvendo uma adolescente de 14 anos internada por ordem judicial, que seria sido vítima do crime sexual por outro interno. No segundo caso, a vítima seria uma paciente adulta e o acusado é um funcionário da instituição. Inicialmente ele foi suspenso das atividades pela direção, e demitido somente após a repercussão do caso. 

O MPBA informou que já “realizou diligências no Hospital Nossa Senhora de Fátima, no último dia 23, para apurar suposto caso de estupro. A equipe da unidade hospitalar prestou as informações inicialmente solicitadas pelo MP. Como as diligências estão em andamento, mais detalhes não serão informados neste momento para não prejudicar as investigações”.

A Polícia Civil também iniciou as investigações das denúncias.

Na ocasião da publicação da reportagem a direção do hospital, procurada pelo PNB, negou as informações dos supostos estupros.

Nós tivemos acesso a um vídeo em que mostra a adolescente sendo levada pelo acusado para um cômodo do hospital, na noite de sexta-feira (16), quando o estupro teria ocorrido. As imagens confirmam outra denúncia feita por este veículo, a partir de informações de um grupo de funcionários que relataram precariedade no atendimento aos internos, que estariam, inclusive, dormindo no chão em colchões rasgados e sem lençóis.

 


Outras denúncias

Após a publicação pelo PNB de uma série de denúncias contra o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, feitas por um grupo de funcionários da instituição, que vão desde a precariedade no atendimento aos internos, subnutrição, falta de medicamentos, descumprimento de direitos trabalhistas, assédio moral contra os funcionários e irregularidades no processo de eleição do diretor, acusado de um suposto enriquecimento ilícito, nossa redação tomou conhecimento de um fato grave que teria acontecido na unidade psiquiátrica.

De acordo com informações obtidas por nossa equipe, dois estupros teriam acontecido nos últimos dias no hospital.

Um dos casos, ocorreu na noite da última sexta-feira (16) quando uma paciente de 14 anos, internada na instituição por ordem judicial teria sido vítima do crime de estupro de vulnerável. O acusado de praticar o estupro é um homem também internado na instituição por ordem judicial. A adolescente foi levada pelo acusado para um cômodo do hospital onde praticou o crime.

Ainda segundo informações, quando a adolescente deu entrada no hospital a profissional de saúde mental que atendeu a adolescente fez um relatório comunicando à Justiça que a instituição não tinha estrutura para a receber a paciente, mas o diretor Renan Teixeira anulou o parecer da técnica e, dias depois, demitiu a psicóloga Maria José Aroucha mantendo a menina internada.

Pelas redes social Maria José Aroucha se manifestou sobre a demissão e falou em “assédio moral”

“Meu Presente de Aniversário amanhã 21 de Setembro foi Carta de Demissão do Sanatório Nossa Senhora De Fátima De Juazeiro BA, que lutei para não fechar junto com outras Pessoas para não fechar. Luto pelo SUS e Efetivação de Direitos dos Usuários com Sofrimento Psíquico Internados de Forma Acolhedora e Humanizada. Não Concordo com Coisas Erradas digo Diretamente a Direção da Empresa e não Sou de Fazer Denúncia em Blog. Construir meu Nome Profissional no Vale do São Francisco. Sempre procurei evitar Escândalos dentro desse Gigante da Psiquiatria, logo temos Profissionais Qualificados e Capacitados nessa Unidade de Saúde Mental no Vale do São Francisco. Gratidão Senhor Jesus Cristo é Cuide de Todos Nós. Eta quanto Assédio Moral e Calúnia para com os Profissionais do HPNSF de Juazeiro BA”.

No outro caso, segundo as denúncias, a vítima foi uma paciente adulta, e o autor um funcionário da instituição, que exerce a função de cuidador.

Ainda segundo as denúncias, a direção do hospital não registrou as ocorrências na Delegacia de Polícia Civil, tentando “abafar os casos”.

Nós procuramos o diretor do Hospital Psiquiátrico e ele negou que tenha havido os casos de estupro. Também enviamos mensagem para a advogada de Renan Teixeira, mas até o momento não recebemos resposta.

Nós também enviamos as denúncias para a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher de Juazeiro- Deam, juntamente com algumas imagens a que tivemos acesso. A delegada Rosineide Mota disse que iria investigar os casos.

Na reportagem publicada pelo PNB na última segunda-feira, os funcionários reclamaram que a equipe técnica do hospital é insuficiente para atender ao número de internos e internas, além de outras precariedades nas condições de trabalho.

“À noite são somente dois funcionários para cuidar de todos os pacientes masculinos e mais dois para cuidar das mulheres. Não tem vigilante.”, contou um dos denunciantes.

Após a publicação das denúncias, o Ministério Público, a Gerência Regional do Trabalho e Emprego e a Secretaria de Saúde se manifestaram.

Fonte;Preto no Branco

Postar um comentário

0 Comentários