Com o intuito de conectar a comunidade de desenvolvedores locais com lideranças e engenheiros do Google Cloud, foi realizado nesta sexta-feira, 25, no Centro Histórico de Salvador, o Innovators Hive. Fruto de uma parceria com a Vale do Dendê, o evento trouxe conteúdo sobre a tecnologia de nuvem, workshops e laboratórios técnicos sobre as novas tecnologias de nuvem do Google.
Além de sediar a organização parceira, a escolha da capital baiana para receber a iniciativa foi motivada por conta da população ser formada por mais de 80% de pessoas negras e possuir uma crescente comunidade de startups e tecnologia. A ação é um dos compromissos da empresa que visa alavancar comunidades minorizadas em toda a América Latina.
A Vale do Dendê é uma organização social que tem como objetivo fomentar ecossistemas de empreendedorismo e impacto social com foco na diversidade. Com a nova sede recém-inaugurada em um prédio do Século XVIII, a holding se tornou o primeiro Hub de Inovação do Centro Histórico de Salvador.
Segundo o presidente da Vale do Dendê, Paulo Rogério Nunes, a escolha do Centro Histórico para a instalação da segunda unidade da Vale do Dendê se deu pelo entendimento da sua importância histórica, cultural e social tanto para os turistas, quanto para os empreendedores baianos. Criada em 2016, a organização social realiza programas de capacitação e ações de fomento aos ecossistemas de inovação e diversidade.
“Estamos muito felizes de estarmos no coração do Centro Histórico, no Pelourinho. Eu brinco que é a Times Square baiana, o ponto mais turístico da cidade e ao mesmo tempo é um lugar que é muito frequentado por baianos, soteropolitanos. E a gente está aqui trazendo o primeiro hub para o Centro Histórico de Salvador e já inaugurando com uma parceria fantástica”, afirma.
Paulo Rogério ainda destaca que o evento em parceria com o Google é fundamental para 'colocar Salvador no radar de marcas nacionais e internacionais' em relação ao mercado de tecnologia e inovação, além de oportunizar a permanência dos talentos locais.
"O Google é a maior empresa de tecnologia do mundo, trazendo o Google Cloud que é um segmento de produto muito forte com a computação em nuvem, além de trazer executivos importantes para Salvador. É um evento global e eles entenderam o potencial da cidade e a criatividade do nosso povo. E ver muitas pessoas jovens aqui participando é muito gratificante", ressalta.
Para o engenheiro do Google Cloud, José Neto, o evento é uma oportunidade para falar sobre a tecnologia e o acesso da população negra a esse espaço. Como baiano e homem preto, ele reforçou a importância de fazer parte do mercado de inovação. "Eu acho muito importante, não só no segmento, mas no mercado como um todo, que as pessoas pretas tenham acesso a esse tipo de posição no mercado", afirma.
Sobre a tecnologia, o engenheiro explica que o Google Cloud busca impulsionar a transformação digital e trazer inovação para empresas de diversos setores, além de ser aliada de organizações que desejam se adaptar às mudanças que a nova economia impõe. “Eu trabalho na área de pré-vendas técnicas do Google, apresentando as soluções e ajudando eles na transformação digital. O que a gente faz, por exemplo, uma empresa tem que renovar ou atualizar um sistema. Então, eu oriento qual seria a melhor tecnologia para esse tipo de problema”, pontua.
A Tarde
0 Comentários