Pela primeira vez, a Copa do Mundo terá Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo juntos numa fase quartas de final.
A partir desta sexta-feira, com Brasil x Croácia, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, a Copa do Catar verá a história: nunca os três craques, juntos, foram tão longe no mesmo Mundial. Isso sem contar outras estrelas ainda em ação, casos de Mbappé, Modric, Harry Kane, Hakimi, Gakpo...Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo jogarão as quartas da Copa — Foto: ge
Nas outras duas chances que a Copa teve de reunir tantos astros numa fase tão avançada, as seleções não colaboraram:
Em 2014, Cristiano Ronaldo caiu ainda na primeira fase com Portugal; o Brasil de Neymar atingiu a semi (sem ele em campo, lesionado, e com derrota por 7 a 1 para a Alemanha), e a Argentina de Messi caiu na final também para os alemães;
- Em 2018, Messi e a Argentina pararam nas oitavas diante de um endiabrado Mbappé, que comandou a vitória francesa por 4 a 3; CR7 ficou na mesma fase, em derrota para o Uruguai, enquanto Neymar e a Seleção foram eliminados nas quartas contra a Bélgica.
As quartas de final, já históricas, ainda reúnem 10 títulos mundiais (cinco do Brasil, dois da Argentina, dois da França e um da Inglaterra) e 10 vices (três da Holanda, três da Argentina, dois do Brasil, um da Croácia e outro da França).
Confira os horários (de Brasília) dos jogos das quartas de final:
Sexta-feira – 9/12
- 12h – Brasil x Croácia (Estádio Cidade da Educação)
- 16h – Holanda x Argentina (Estádio Lusail)
Sábado – 10/12
- 12h – Marrocos x Portugal (Estádio Al Thumama)
- 16h – França x Inglaterra (Estádio Al Bayt)
Faltam três para o hexa!
Com time reforçado e completo após a goleada por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, o Brasil tenta dar mais um passo rumo ao hexa nesta sexta, abrindo a fase quartas de final contra a Croácia, no estádio Cidade da Educação. Alex Sandro voltou a treinar, mas Tite tem dúvida na lateral esquerda.
Já a Croácia, atual vice-campeã do mundo, aposta no craque Luka Modric para surpreender. Aos 37 anos, o astro que joga com Rodrygo e Vini Jr no Real Madrid vive sua última Copa e diz estar desfrutando dela. Contra o Brasil, porém, o time europeu chega mais desgastado após uma prorrogação e disputa de pênaltis contra o Japão, nas oitavas.
Com careta, Neymar comemora gol marcado pela seleção brasileira contra a Coreia do Sul — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Messi atrás dos recordes
Horas depois de Brasil x Croácia, é hora de assistir a outro jogão: Holanda x Argentina, às 16h, no Lusail, clássico que se repete pela sexta vez em uma Copa do Mundo.
O último duelo, a semifinal de 2014 vencida pela Argentina nos pênaltis, ainda está engasgada para o técnico holandês Louis Van Gaal. Ele diz ter "contas a acertar" com os argentinos após a dolorosa eliminação. Com time completo, a Holanda defende também a maior série invicta entre as seleções que ainda estão na Copa: 19 jogos de invencibilidade.
A marca vinha sendo da Argentina, com 36 jogos sem derrota até ser surpreendida pela Arábia Saudita, na estreia no Catar. O jogo tem importância extra para Lionel Messi. Com 1000 jogos recém-completados na carreira, ele agora busca a artilharia argentina nas Copas (tem nove gols, contra 10 de Batistuta) e a marca de jogador com mais partidas em Mundiais, que irá garantir com uma eventual classificação: pode chegar aos 26 jogos, um a mais do que o alemão Lothar Matthaus.
Lionel Messi celebra vitória da Argentina sobre o México — Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
Surpresa ou revelação?
No sábado, a Copa começa às 12h com Marrocos x Portugal, no Al Thumama. Um duelo que reúne a maior surpresa e a mais nova revelação da Copa.
Surpresa (agora já nem tanto) por causa de Marrocos, que vem de uma ótima primeira fase, eliminação da Espanha nos pênaltis e com moral altíssimo. A seleção africana sofreu apenas um gol na Copa (e contra!), conta com astros como Hakimi e Ziyech e se vê em igualdade de condições com os portugueses em busca de uma inédita vaga na semifinal para o continente.
Já a revelação está do lado português e colocou só Cristiano Ronaldo no banco. Sim, CR7 está nas quartas, mas não deve começar jogando, já que Gonçalo Ramos, 20 anos, apresentou suas credenciais com três gols nos 6 a 1 sobre a Suíça e o primeiro "hat-trick" da Copa. Diante dos marroquinos, porém, o desafio tende a ser maior.
Cristiano Ronaldo entrou só no segundo tempo de Portugal x Suíça — Foto: EFE/EPA/Noushad Thekkayil
Um clássico de estrelas!
França e Inglaterra fecham as quartas em grande estilo, às 16h de sábado, no Al Bayt.
De um lado, Mbappé voando, artilheiro da Copa com cinco gols e candidatíssimo a melhor jogador do torneio. Com um elenco de apoio de luxo, formado por nomes como Griezmann, Giroud, Dembelé, Tchouameni... A França defende seu título com força, apesar de não se considerar favorita no duelo. Até Giroud, zerado no título de 2018, desencantou: são três gols no Catar.
Já a Inglaterra, comandada pelo garçom e artilheiro Harry Kane, tenta fazer frente à atual campeã do mundo com um provável reforço de última hora: Raheem Sterling, que voltou para a Inglaterra por conta de questões pessoais – ele teve a casa roubada – mas resolveu sua situação e é esperado de volta à seleção nesta sexta. Já sem ele, a seleção fez 3 a 0 em Senegal e mostrou outras cartas para jogar, como os jovens e ótimos Phil Foden e Jude Bellingham.
Mbappé e Giroud comandam poderoso ataque da França na Copa — Foto: Reuters
G1
0 Comentários