Fim de ano: nutricionista dá dicas de como se alimentar bem durante as festividades


Não é à toa que dezembro carrega a fama de mês mais calórico do ano. Confraternizações, Natal, Ano Novo, encontros entre familiares e amigos que, geralmente, ocorrem em volta de mesas repletas de comidas e bebidas, muitas bem calóricas, diga-se de passagem. Mas é possível manter o equilíbrio e se alimentar bem durante as festividades.   

 

Quem garante é Juliana Malinovski, nutricionista e professora do Curso de Nutrição da Ages Jacobina, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação. Ela afirma que com algumas ações e escolhas é possível curtir as festividades, não passar vontade e ainda cuidar da saúde.  

 

“Não pule refeições, mesmo que vá se deliciar com o almoço da família, ou jantar de confraternização, não deixe de comer de três em três horas. Ficar sem se alimentar ao longo do dia pode fazer com que a pessoa coma exageradamente ou até mesmo de forma compulsiva. Nos lanches mantenha o consumo de alimentos saudáveis como frutas, oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes)”, explica Juliana Malinovski.  

 

Segundo a nutricionista, o ato de saborear a comida, comer com calma, mastigar bem os alimentos auxilia na prevenção da má digestão e azia, comuns quando há exagero na ingestão alimentar.  

 

Outra dica importante é optar por aperitivos como frutas, castanhas, patês com frango, atum, ovos de codorna ou espetinhos de legumes. “Invista nas saladas, nessa época é verão, o calor predomina, as saladas são lindas para enfeitar a mesa, são saudáveis e refrescantes, ótimas opções para compor as refeições”, sugere a nutricionista.  

 

Ela acrescenta que antes de servir o prato deve-se observar as opções e fazer boas escolhas. “Na hora da sobremesa, priorize o que você tem realmente vontade de comer e que, muitas vezes, só é servido nesta época do ano. Cuidado com as bebidas alcóolicas, o mais recomendado é evitar o consumo, mas caso opte por consumir, ingerir bastante água e não misturar diferentes bebidas. Que tal aproveitar esse momento para experimentar drinks de frutas sem álcool, na internet há várias receitas”, recomenda a especialista.  

 

Juliana Malinovski também alerta do perigo dos alimentos disfarçados de saudáveis. Alguns alimentos que parecem ser adequados nutricionalmente, podem acabar enganando. Suco de caixinha e chás em latas, assim como os refrigerantes, são ricos em açúcares e substâncias químicas prejudiciais à saúde.   

 

A professora da Ages ainda aconselha que no dia seguinte à confraternização, a pessoa volte a alimentação saudável, ingira muita água e água de coco, para que o corpo possa se recuperar da comilança.    

 

Sobre a Ages  

A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.    

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e soma 104 estrelas (distribuídas em 33 cursos) na edição 2022 do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora.  

Saiba mais sobre a Ages: www.ages.edu.br   

  

Sobre a Ânima Educação     

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.      

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.



 

Postar um comentário

0 Comentários