O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), assumiu o controle do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) do governo do presidente Lula (PT).o cargo era cobiçado pelo Centrão e estava a ser definido em uma negociação no governo Lula. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.
De acordo com a publicação, o então diretor do DNOCS, Fernando Marcondes de Araújo Leão, havia sido exonerado em 1º de janeiro. No entanto, pessoas próximas a Lira afirmaram que ele e o deputado Luis Tibé (Avante-MG) atuaram para a manutenção de Leão no cargo, que suspendeu a exoneração no dia 13 de janeiro.
O DNOCS é responsável pelas operações de combate à seca e costuma receber ser usado como destino de emendas parlamentares. Segundo o colunista, para este ano, o órgão tem um orçamento previsto de R$ 905 milhões.
A coluna afirmou ainda que procurou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que assinou a “renomeação” de Leão. De acordo com o ex-governador da Bahia, afirmou que não está entre as suas atribuições acompanhar a negociação política envolvendo os cargos.
“Eu não faço qualquer conversa sobre composição de nenhuma instância. A atribuição não é da Casa Civil, é do ministro (Alexandre) Padilha, da SRI (Secretaria de Relações Institucionais)”, disse Rui Costa.
BNEWS
0 Comentários