Micareta de Feira 2023 é confirmada para o mês de abril

ACM AC

Aconteceu na manhã desta quinta (12) no Mercado de Arte Popular no centro de Feira de Santana, uma reunião entre a Prefeitura de Feira, entidades do comércio, empresários donos de blocos e setores ligados a cultura para definir uma data para a realização da Micareta de Feira 2023.

Estavam presentes o secretário de Cultura Esporte e Lazer Jairo Carneiro Filho, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Genildo Melo, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Getúlio Andrade, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), representantes de blocos, imprensa, produtores e artistas.

Em entrevista ao Conectado News, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, confirmou a realização da Micareta 2023 para o mês de abril e falou também sobre o orçamento e captação de recursos.

"Nessa reunião com diversos setores ligados diretamente com a Micareta, setores culturais, artistas, bandas, Associação Comercial, CDL, Imprensa, donos de blocos e camarotes, saímos de forma unanime sobre a data da realização do evento nos dias 20,21,22 e 23 de abril, saindo aqui já levarei ao prefeito essas informações e o trabalho continua, o planejamento que tinha começado durante a pandemia, vamos dar seguimento para fazermos uma grande festa", disse.

O secretário comentou sobre a possibilidade da realização da festa em setembro.

"São pontos que foram levantados durante a pandemia e obviamente ano passado quando tivemos a retomada no mês de junho realmente era um ponto forte para se ter uma Micareta ainda naquele momento no mês de setembro. Porém, no mês de setembro tivemos situações de vírus, que aumentaram naquele mês, foi suspensa no mês de setembro e retomamos agora esse ano, já com essa reunião no início de janeiro, para que haja tempo para fazer com toda a organização, segurança e planejamento uma grade festa no mês de abril. Todos que estiveram na reunião trouxeram essa sugestão da realização no mês de setembro para uma avaliação posterior, mas que todos concordaram com a realização da festa no mês de abril", afirmou.

Ao ser indagado sobre os gastos da Prefeitura com o evento, o secretário disse que está aguardando que a Câmara vote o orçamento, no qual acredita que o Legislativo não criará dificuldades. 

"O orçamento está sendo votado essa semana, não tenho dúvidas de que a Câmara de Vereadores terá todo o cuidado e atenção com a nossa classe artística e setor cultural, estamos confiantes de que o orçamento será votado o mais breve possível, para que possamos utilizar na Micareta 2023. Com relação a captação, já temos licitações em andamento".

Sobre os próximos passos, Jairo disse que o foco é trabalhar para resolver algumas discordâncias.

"Seguimos com o planejamento da parte estrutural e burocrática, trabalhar em cima da grade de atrações e com isso conseguimos agregar juntamente com os setores que aqui estavam, as particularidades para que possamos engrandecer e trazer melhorias em pontos que forem colocados. 

Marcelo GG

Marcelo GG, produtor de eventos, viu como positiva a realização da Micareta no mês de abril.

"Eu achei bem bacana porque nós da Central Mix já pensávamos na realização da Micareta 2023 em abril, a data será discutida, mas que seja em abril, porque estamos há 03 anos sem o evento, protelar 2023 seria praticamente quatro anos sem ter a Micareta, no mês de abril mantém-se a tradição e o aquecimento com relação ao carnaval em Salvador.  Muitas pessoas querendo que o evento fosse realizado em setembro, inclusive, Jairo Carneiro, secretário de Cultura, deixou acordado que em setembro poderia se realizar uma outra festa, inclusive essa sugestão de setembro foi consenso entre o segmentos do empresariado donos de bloco, camarote, blocos afros, o comércio também, foi um consenso tentar fazer a Micareta em setembro, mas isso foi em 2022, devemos amadurecer isso, o mês de abril pode ser conversado para 2024, vamos fazer em setembro um movimento de rua chancelada pelo poder público, não tem problema nenhum, meu problema é só em relação a 2023 que temos de aproveitar  que as pessoas estão querendo de volta o evento de rua para poder fazer a Micareta da maneira mais organizada possível, porque é um evento grandioso, temos toda a facilidade e experiência de fazer o evento, importante também é conversar, se for setembro, outubro, a data que se quiser fazer e for do consenso de todos, faremos", disse.

Presidente da CDL Luís Mercês

Luís Mercês contou sobre a expectativa para a realização da Micareta, a contribuição da CDL para para o evento e disse ser contra o fechamento do comércio.

"Agregar todas as ideias todas as pessoas, de todas as entidades e órgãos com a finalidade de ouvir e passar. Quando foi colocada a ideia de que a economia precisa ser aquecida, que as pessoas precisam desse evento para gerar emprego e renda, não se pode postergar para o segundo semestre, então temos que apoiar, para que tudo dê certo, fazer essa Micareta em abril, precisamos do apoio de todos os órgãos, de toda a imprensa de modo geral, da indústria, dos músicos, para que possamos fazer uma grande festa. Ao invés de ficar discutindo a data, vamos construir, trabalhar, produzir, para que as coisas deem certo".

Ainda segundo Luís, o importante é agregar para construir.

"A CDL participa de tudo, estamos saindo da campanha de Natal, tentando junto ao poder público sendo, Estado, município, agregar para que possamos construir juntos soluções para que possa se viabilizar tudo. Temos que sentar, levar todas as opiniões do empresariado e somar, quando você põe duas, três pessoas para acertar as ideias as coisas fluem, são muitas coisas que podemos ajudar na construção desses eventos". 

O presidente da CDL finalizou, dizendo ser contra o fechamento do comércio durante a Micareta.

"Comércio fechado é ruim para todos, é um equívoco fechar , porque o comércio também vive da festa, quando você fecha é como se você convidasse para sua casa pessoas de fora e fechasse a cozinha, isso não é educado, não é certo, se vamos trazer gente de fora, o comércio, o restaurante tem que estar aberto, a economia tem que funcionar, porque não se pode pensar em emprego e renda de músicos e artistas, tem que pensar em todos e a economia, shoppings, farmácias, hotéis, hospitais, não podem parar, e por que só fechar o comércio?", concluiu. 

Marcionílio Prado

O músico disse estar feliz com a data, por que significa a manutenção da tradição.

"Se manteve a tradição, o que vem acontecendo desde o começo da Micareta que é no mês de abril, foi conversado sobre o motivo pelo qual a Micareta começou em abril, a questão da data oficial do carnaval. Foi colocado bastante a questão também do mês de abril ser um mês de chuva e por isso a ideia de colocar em setembro, período de sol, chove em menor quantidade, apesar de não podermos prever o clima e para nós artistas é realmente importante que a coisa aconteça mais rápido e que possamos voltar a trabalhar com mais velocidade, acredito que é dessa forma que os organizadores estão pensando", afirmou.

Reportagem: Edvaldo Peixoto e Hely Beltrão

Conectado News

Postar um comentário

0 Comentários