Os modelos de negócios na Sociedade 5.0 promovem uma maior interação entre pessoas e máquinas e o mercado de trabalho já está fazendo adequações necessárias a essa nova realidade; e já pensando nas profissões do futuro. Enquanto a Indústria 4.0 está centrada nas fábricas, hospitais e shopping centers, a Sociedade 5.0 – que influenciará o novo modelo da Indústria e do Mercado 5.0 – resgata uma visão mais voltada às pessoas, colocando-as no centro da inovação e da transformação tecnológica.
Mais do que novas profissões, esse novo modelo, além de promover uma visão de trabalho mais ampla e completa para as empresas, propõe mudanças como: maior conscientização e informação do consumo; mais dinamismo nas resoluções burocráticas; redução do impacto ambiental; maior bem-estar no ambiente de trabalho e personalização com o toque humano nas produções, por exemplo. Professor dos cursos de Administração e Marketing da rede Ânima Educação, a qual a Ages faz parte, Martinho Nery Filho ressalta a relevância dessa abordagem em um momento de grande volatilidade profissional. “A sociedade está caminhando para uma realidade diferente, com novo estilo de relacionamentos e de trabalhos. E o estudante que pretende entrar nesse cenário deve se capacitar para competir e permanecer no mercado dessa nova era sujeita a tantas mudanças e intensos desafios”, avalia.
Processo pedagógico
De acordo com Martinho Nery Filho, inserir a tecnologia no processo pedagógico nas escolas e universidades é uma das formas mais simples de promover uma interação saudável e enriquecedora dos recursos tecnológicos com o processo de formação dos estudantes. Além disso, a integração da parte cognitiva ou socioemocional no processo da educação é vista como uma maneira de desenvolver neles as soft skills necessárias para lidar com atividades cada vez mais aceleradas e o excesso de informação produzida pela sociedade moderna.
"Esse movimento busca, além de desenvolver nos alunos habilidades que facilitem a inserção deles no mercado de trabalho, os transformar em cidadãos conscientes, de forma com que contribuam ativa e conscientemente com a sociedade na qual estão inseridos. Também busca que eles sejam capazes de desenvolver soluções inovadoras, utilizando os benefícios da tecnologia hoje disponível", detalha o professor.
Tendências
Do ponto de vista das tendências, o profissional explica que o Mercado 5.0 surge com o compromisso de mostrar que a tecnologia é imprescindível não apenas de maneira externa – para realizar a manutenção da relação cliente e empresa – mas, também, de modo interno, garantindo informações personalizadas e em tempo real para as tomadas de decisões ágeis, precisas e embasadas em testes que preveem resultados das ações de mercado.
Já as tendências em relação à comunicação no mundo 5.0, conforme Martinho Nery Filho, mostram a necessidade de adotar ferramentas de automação em atividades repetitivas ou de grande escala, com o uso de inteligência artificial, como os chatbots. "Mas essas interações precisam de fato simular diálogos humanos, justamente para fornecer uma experiência personalizada para o público. Quando uma empresa consegue alinhar os pontos de criação e comunicação embasados em inteligência artificial e automação, chega a um dos aspectos de mudança indicados pelo Marketing 5.0: entregar valor na jornada do cliente", descreve o especialista.
Com uma visão de trabalho mais ampla e completa, o professor diz que as empresas podem gerar mudanças e agregar valores como: redução do impacto ambiental; retorno da presença humana na cadeia produtiva; produtos ativados por experiências e equilíbrio entre soft e hard skills. Soft skills são habilidades mais subjetivas, diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas e normalmente adquiridas por meio de experiências pessoais. Já as hard skills, são aquelas habilidades aprendidas em cursos, faculdades e empregos, mais específicas para a área profissional da pessoa.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Em 2019, se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e faz parte da Ispirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país. Em 2022, recebeu 104 estrelas (distrituídas em 33 cursos) no Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior no Brasil.
Saiba mais em www.ages.edu.br
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
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