O senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou na madrugada desta quinta-feira (2) sua saída da política. Caso o parlamentar de fato renuncie ao cargo, a tendência é de que Rosana Foerste, a primeira suplente de sua chapa, assuma a cadeira.
Em entrevista na manhã desta quinta, contudo, do Val afirmou que a possibilidade de a suplente assumir sua cadeira é “zero”. Ele voltou atrás em relação à renúncia e disse que a decisão ainda não foi tomada
O Cidadania confirmou à CNN que Rosana segue filiada à sigla. Ela ingressou no partido em 2015. Desde a migração de Eliziane Gama (MA) do Cidadania para o PSD, a legenda de Roberto Freire está sem representação na Casa Alta de Brasília.
Marcos do Val se elegeu para o Senado com uma chapa puro-sangue em 2018. Ele na época era filiado ao PPS (que mais tarde se tornou o Cidadania), assim como seus dois suplentes, Rosana Foerste e Ronaldo Libardi. Do Val deixou a legenda em 2019, rumo ao Podemos.
.
Em 2022, Rosana declarou apoio à reeleição de Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo, assim como Marcos do Val. Apesar de o governador dividir palanque com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador apoiou Jair Bolsonaro (PL) à Presidência.
Rosana Marcia Foerste da Silva é natural de Vitória, capital do Espírito Santo. Ela tem 54 anos e exerceu diversos cargos na administração pública.
A suplente foi coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória na primeira metade dos anos 2010. Durante a administração de Casagrande no estado, foi gerente de Benefícios e Transferência de Renda da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.
CNN
0 Comentários