O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner garantiu que a segurança do Carnaval em toda a Bahia está garantida com a utilização de uma 'megaoperação'. De acordo com o gestor, o governo baiano escalou sete mil policiais e bombeiros para atuar exclusivamente na folia em todo o estado, sem que isso cause prejuízo ao nosso policiamento ordinário. Ao todo, 30 mil profissionais de segurança atuarão na festa.
"Está tudo pronto negra para uma megaoperação. São três anos sem carnaval, duas edições que deixamos de ter e vamos com o maior investimento de segurança pública para o carnaval, não só em Salvador e também no interior do estado, são mais de 60 municípios que o governo está fomentando nesse ano", disse Werner durante apresentação do planejamento da Operação Carnaval 2023, no Batalhão Especializado de Policiamento (Bepe), em Salvador.
Werner apontou que o principal trunfo da SSP para garantir a segurança é bom uso da tecnologia, com câmeras de segurança sendo as principais aliadas para identificação de criminosos e na movimentação efetivas dos policias presentes na festa. Na ocasião, ele ainda pediu que os foliões compareçam ao Carnaval 'na paz'.
"Vamos fazer uso de tecnologia, de policiais infiltrados. Vão ser cerca de 300 câmeras em diversos pontos para que a gente possa identificar eventuais foragidos da Justiça com reconhecimento facial. Todo planejamento pronto para que passamos garantir a segurança. Venham na paz, venham de boa, façam a festa que a segurança está garantida", disse o secretário.
"Nós estamos fazendo muito uso de tecnologia. Estamos manejando as nossas câmeras, ou seja, a gente posiciona, a depender locais que a gente vê que tem mais que tem mais ocorrências. Posicionamos os nosssos policiais infiltrados também com base nisso. Tudo para que a gente possa evitar, ou diminuir ao máximo, esse tipo de ocorrência no circuitos", acrescentou.
A segurança pública é apontada como um dos grandes problemas da Bahia. Ainda com pouco tempo na pasta, Werner apontou o que pretende fazer para levar mais paz ao dia a dia dos baianos.
"Uma das minhas diretrizes é da gente desarticular organizações criminosas. Localizar, prender traficante e descapitalizar, tirar o dinheiro dessas organizações. Essa briga por domínio é a grande é responsável pelas violências que a gente vê, e cada vez de uma forma mais brutal, violenta. A Bahia é um estado continental. Salvador também quase 4 milhões de habitantes. Então a gente precisa realmente trabalhar de forma inteligente, distribuir nosso efetivo de forma inteligente para que a gente possa melhorar a segurança, diminuir o tráfico de drogas na nossa capital e nosso nosso estado", explicou.
A Tarde
0 Comentários