Mesmo durante as férias, estudantes da comunidade do Itapicuru, em Jacobina, não perderam o contato com os livros. Desde janeiro, uma turma formada por 31 crianças e adolescentes participa do projeto “O Estético e o Lúdico na Literatura Infanto-Juvenil”. O projeto, que é uma iniciativa da Jacobina Mineração, através do Instituto Yamana, visa despertar o prazer pela leitura e pela escrita. Os estudantes se encontram três vezes por semana no CECI (Centro de Educação e Cultura do Itapicuru) para realizar atividades inspiradas em gêneros como poesia, conto, fábula, cantiga de roda e trava-língua. O projeto segue até abril.
“Entendemos que a literatura também pode ser uma ferramenta de transformação social. Apoiar este projeto significa estimular o aprendizado de crianças e adolescentes de forma lúdica e contribuir para o despertar da criatividade, do imaginário, do pensamento crítico e participativo, por meio da reflexão e socialização de ideias”, avalia Edvaldo Amaral, gerente-geral da JMC.
A principal contribuição do projeto é o incentivo à troca de experiências entre o conhecimento científico e o popular, reconhecendo a importância da oralidade e dos costumes locais para valorizar manifestações culturais tradicionais. As oficinas também abordam temas do cotidiano da comunidade, como alimentação, higiene e saúde, além de promover o debate sobre cidadania e preservação ambiental.
As oficinas resultam na produção de peças literárias como varal de poesias, fanzines e histórias em quadrinho, além de dinâmicas como roda de leitura e dramatização de “causos”. Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades e receberão certificados de participação ao final do projeto, que contará com uma feira para apresentação dos resultados à comunidade.
Sobre o Instituto Yamana
Criado em 2012 pela Yamana, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais. O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.
Célio Notícias em cima da Notícia aqui você fica bem informado
0 Comentários