Pan American Silver conclui aquisição da Yamana Gold


A Pan American Silver concluiu a aquisição da Yamana Gold, que possui ativos de ouro, prata e cobre na América Latina.

A transação, anunciada anteriormente, acompanha a venda dos ativos canadenses da Yamana, inclusive subsidiárias e parcerias com participações na mina Malartic, para Agnico Eagle.

Na semana passada, a autoridade antitruste do México, Cofece, autorizou a operação. A Pan American Silver e a Agnico Eagle apresentaram uma oferta conjunta de US$ 4,8 bilhões em novembro.

“Esta aquisição é transformadora para a Pan American, aumentando significativamente a escala das nossas operações na América Latina, onde atuamos há quase três décadas”, disse o CEO Michael Steinmann em um comunicado.

“Esperamos que haja um aumento material na nossa produção de prata e ouro, enquanto continuamos garantindo uma maneira preferencial de investir em prata por meio de grandes reservas minerais de prata e oportunidades de crescimento, reforçadas ainda mais pelo aumento de nossa capitalização de mercado e liquidez comercial”, acrescentou.

O acordo adiciona quatro ativos de produção ao portfólio da Pan American: o complexo de Jacobina, no Brasil; as minas El Peñón e Minera Florida, no Chile; e a mina Cerro Moro, na Argentina, segundo o comunicado. Acrescenta, ainda, o projeto de desenvolvimento MARA, na Argentina.

A Pan American planeja divulgar uma perspectiva operacional para 2023, incluindo os ativos latino-americanos adquiridos com o acordo e uma previsão de custos anuais gerais e administrativos, de exploração e desenvolvimento de projetos no segundo trimestre.

Transação

“Após o fechamento do acordo, os atuais acionistas da Pan American possuem 58% das ações da Pan American e os antigos acionistas da Yamana detêm aproximadamente 42% das ações da Pan American”, de acordo com um comunicado conjunto.

As ações da Yamana serão retiradas das bolsas de valores de Toronto e Nova York no dia 3 de abril.

As participações depositárias da Yamana foram suspensas da negociação na bolsa de valores de Londres em 27 de março e devem ser formalmente retiradas da lista pela autoridade financeira do Reino Unido em 3 de abril.

A Pan American está solicitando que a Yamana deixe de ser um emissor credenciado de acordo com a lei canadense e que os requisitos de apresentação de relatórios públicos da Yamana sejam encerrados.

A Pan American indicou os ex-membros do conselho da Yamana John Begeman, Alexander Davidson e Kimberly Keating para eleição em seu próprio conselho. A reunião do conselho e a eleição estão marcadas para 10 de maio.

Fonte:Bnamericas

Postar um comentário

0 Comentários