Por Tamara Leal
Nos dias 3 e 4 de março, prefeitos, agentes de desenvolvimento (AD), secretários, diretores, superintendentes municipais e diretores de entidades de classe de 19 municípios do Centro-Norte baiano participaram, em Senhor do Bonfim, do Encontro Regional de Atores de Desenvolvimento que discutiu “Políticas de Desenvolvimento na Prática – Um jeito inteligente de conectar a informação com a realidade”.
Realizado pelo Sebrae em Jacobina, o evento contou com 70 participantes, com representação dos territórios de Paraguaçu, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru, Bacia do Jacuípe e do Sisal, que fazem parte da área de atuação da unidade regional da instituição, que compreende 32 municípios.
O objetivo da ação foi de promover o intercâmbio de experiências entre os participantes para a troca e apoio nas ações estratégicas focadas na criação e execução de políticas públicas que deem sustentabilidade aos negócios das micro e pequenas empresas (MPE), produtores rurais e microempreendedores individuais (MEI) da região.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, participou virtualmente do evento e ressaltou que o engajamento dos prefeitos, secretários municipais e todos que compõem a rede de atores é fundamental para o fortalecimento das estruturas que contribuem para um ambiente favorável/propício aos microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas destes municípios.
Para o gerente regional do Sebrae, Geronilson Pereira, o encontro foi bastante dinâmico e, por meio dos atores de desenvolvimento municipais, possibilitou um olhar às potencialidades, na prática, dos eixos de políticas públicas de desenvolvimento. “O momento serviu para avaliar os índices de capacidade de empreendedorismo dos municípios, planejar e definir ações estratégicas junto aos atores, com um olhar voltado para as políticas públicas de desenvolvimento, porta de entrada de intervenções com o propósito principal para a geração de ocupação e renda e o desenvolvimento econômico dos municípios de acordo com as suas vocações”, pontuou Geronilson.
Já o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, elogiou a atuação do Sebrae e enumerou ações que têm contribuído com o desenvolvimento econômico local, dentre elas, a unificação dos serviços necessários para a abertura de empresa no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), e a parceria com o Sebrae para a oferta de soluções aos empreendedores do município.
Agentes de desenvolvimento e base regional
Capacitados pelo Sebrae para promoverem ações que visem o fortalecimento e desenvolvimento econômico, os agentes de desenvolvimento são os articuladores, mobilizadores e peças fundamentais na implantação da Lei Geral da Micro e Pequena em cada município.
Dos 32 municípios atendidos pelo Sebrae em Jacobina, 20 deles já contam com Sala do Empreendedor, espaço que presta serviços de apoio e atendimento a quem quer abrir um negócio ou quem já tem uma atividade formalizada. Cada equipamento conta com, pelo menos, um agente de desenvolvimento.
0 Comentários