Após a aprovação pela Câmara de Vereadores de Jacobina, o prefeito Tiago Dias sancionou a Lei 1957 de 05/04/2023, publicada no Diário Oficial do Município em 14/04/2023, na edição de número 2.182, que criou a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, sendo modificada a estrutura administrativa instituída pela Lei nº 1.117/2013, bem como, alterada a Lei nº 1.228/2013, que prever a criação de cargos vinculados a esta Secretaria e outras providências.
Desta forma, ficou instituída, no âmbito do município de Jacobina – BA, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a primeira da Bahia, órgão de caráter contínuo e ininterrupto, diretamente subordinada ao Chefe do Poder Executivo Municipal ou ao seu eventual substituto, com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de Proteção e Defesa Civil, implementando uma política de proteção e de defesa civil à população nos períodos de normalidade e anormalidade.
Vale lembrar que todas as cidades estão sujeitas a desastres naturais. É importante que os municípios estejam conscientes da necessidade da instituição de Proteção e Defesa Civil para que, em conjunto com outros órgãos oficiais e a comunidade, possam coordenar ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação em situações de emergência.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Jacobina, resultado da ação imediata no âmbito municipal, buscando sempre a proteção da população, estará, em breve, aberta a receber voluntários, sejam de quais áreas forem e com a formação que tiverem. A intenção é ter ainda mais colaboradores nos momentos de crise, bem como levar à população todas as informações sobre a Secretaria.
O órgão de Defesa Civil não trabalha sozinho, é preciso envolver a comunidade. A união de esforços resultará em ações positivas, das quais resultarão em benefícios para toda a população. Em caso de emergência, ligue 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 – Guarda Civil Municipal de Jacobina.
Seja voluntário da Defesa Civil! Inscreva-se.
Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!
0 Comentários