O número de adultos com hipertensão arterial sistêmica (HAS), também conhecida como pressão alta, entre 30 e 79 anos aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo por doenças que poderiam ser evitadas/preveníveis, dentre elas, a hipertensão.
Na última sexta-feira (07), foi celebrado o Dia Mundial da Saúde, momento marcado pelo incentivo às práticas saudáveis que inclui boa alimentação, exercícios físicos, dormir bem e consultar regularmente o médico para diminuir a incidência de doenças e/ou prevenir um diagnóstico tardio. Cuidados como estes contribuem para a detecção, tratamento e controle da hipertensão.
Médico e docente dos cursos de saúde da Ages, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação, Dr. Márcio Cruz explica que a hipertensão é uma doença crônica não transmissível estabelecida devido a uma condição onde a pressão sanguínea nas artérias do corpo é mais alta do que o normal. Isso significa que o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo.
“A pressão arterial é medida com dois números, que representam a pressão quando o coração bate (pressão sistólica) e quando o coração está em repouso (pressão diastólica). A pressão arterial normal é considerada em torno de 120/80 mmHg. Quando a pressão arterial é maior ou igual a 140/90 mmHg, aferida corretamente e em duas ocasiões diferentes, a pessoa pode ser considerada hipertensa”, explica Márcio Cruz.
O docente ressalta que a hipertensão pode ser causada por vários fatores, como estilo de vida sedentário, excesso de peso, tabagismo, estresse e histórico familiar. A condição pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, derrame, insuficiência renal e perda de visão.
“Frequentemente, a doença pode cursar de forma assintomática e ainda assim evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. Por isso, a importância de que pessoas acima de 18 anos quando procurarem os serviços de saúde, solicitem a aferição da pressão, como tentativa de avaliar hipertensão e manter a vigilância para possíveis risco de se desenvolver a doença”, ressalta o médico.
A boa notícia é que a HAS pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos. Algumas medidas para reduzir a pressão arterial incluem a prática regular de atividades físicas, redução do consumo de sal, gordura e alimentos processados, diminuição do consumo de álcool e tabagismo, controle do estresse e manutenção de um peso saudável.
“Se você tem histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica, é importante monitorar regularmente a sua pressão arterial e consultar um médico regularmente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir complicações graves e melhorar a qualidade de vida”, finaliza Dr. Márcio.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Em 2019, se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e faz parte da Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país. Em 2022, recebeu 104 estrelas (distribuídas em 33 cursos) no Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior no Brasil.
Saiba mais em www.ages.edu.br
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em
2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria
do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da
PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no
setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi
premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio
Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à
frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no
Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor
Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi
destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na
categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no
segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de
governança corporativa.
0 Comentários