Sebrae se reúne com entidades de Jacobina para tratar sobre processo de internacionalização


Por Tamara Leal

Com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o processo de internacionalização, o analista da Unidade de Projetos Especiais e Mercado Internacional do Sebrae Bahia, Leonardo Teles, esteve em Jacobina, Centro-Norte baiano, no dia 13 de abril, para se reunir com diretores da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija).

Existem várias formas de internacionalizar um produto, não apenas comercializar para o mercado externo. O empresário pode comprar matérias primas de outros países para melhorar seu custo de produção; trabalhar a exposição direta de um produto; entrar como representante naquele país ou até mesmo como um trader, um agente importante de uma exportadora, sendo este o caminho mais rápido para inserir a empresa no processo de internacionalização.

“Jacobina é uma cidade que sempre nos surpreende por sua pujança e também pelo acolhimento. Nesta oportunidade, viemos falar a respeito de internacionalização de empresas, algo que não pode ser pautado em modismos. Vender no exterior requer o cumprimento de regras e normas, mas, sobretudo, um planejamento assertivo, mitigando os riscos com a finalidade de ter receitas e despesas equilibradas, pois nem sempre o mercado interno e externo estará em momentos iguais no que diz respeito à venda”, explica Leonardo Teles.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jacobina, Paulo Henrique, vê com bons olhos o programa de internacionalização do Sebrae. “Estou certo de que essa iniciativa pode trazer muitos benefícios para o empresariado regional e para a economia como um todo, além de contribuir para a atração de investimentos e melhoria na gestão com troca de experiências através da participação em missões nacionais e internacionais”, pontua.

O gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, acredita que o encontrou contribuiu para a ampliação das perspectivas de preparação dos empreendimentos para participar da Central de Negócios. “Foi um momento de sintonia com as oportunidades que podem surgir em missões para benchmarking e a possível participação de associados da CDL, para conhecer o projeto Gôndola. O encontro, por fim, foi positivo em uma agenda não convencional”, ressaltou.

Os diretores das entidades também irão participar da Bahia Expo & Negócios, onde serão recepcionados por Leonardo Teles e direcionados às rodadas de negócios internacionais

Postar um comentário

0 Comentários