Por Tamara Leal
Acessar novos mercados. Com este objetivo a Capribéee, marca comercial dos laticínios Mãos do Campo e Sabor do Sertão, com o apoio da EroBrasil, participou como expositor da segunda edição da Bahia Expo e Negócios, que aconteceu de 18 a 21 de maio, no Centro de Convenções de Salvador.
Promovida pelo Sebrae em parceria com o Senac, a Bahia Expo & Negócios contou com mais de 150 expositores de alimentos e bebidas, moda, beleza e cosméticos, além de espaços de inovação e artesanato. A Capribéee expôs queijos chevrotin, capela, boursin, buchette, petit fromage, tipo feta e iogurtes, todos derivados de leite de cabra.
A participação da Capribéee foi possível graças à parceria com a mineradora EroBrasil Caraíba, que apoia e incentiva a empresa na participação de feiras e exposições com o objetivo de promover novos resultados e mostrar a qualidade dos produtos, as técnicas de produção e a dedicação dos produtores rurais envolvidos.
Representante comercial da Capribéee, Eugênia Félix, reconheceu a importância da Bahia Expo & Negócios. “Excelente visibilidade. As vendas foram boas, mas os contatos, melhor ainda. Além disso, fomos procurados para um trabalho de marketing, pelo Sebrae, com vistas ao mercado externo”, ressaltou Félix.
Além da comercialização e divulgação da marca, representantes da Capribéee participaram da palestra sobre ESG na aplicação da sustentabilidade, na qual foram apresentados trabalhos de empresas focadas em questões ambientais, sociais e de governança, com exemplos que podem ser aplicados em qualquer ambiente de negócio.
O médico veterinário da Capribéee, Rafael Sene, destacou o networking possibilitado através do evento. “A feira foi importante por diversas situações. Uma delas foi a ampliação dos contatos comerciais. Reforço a importância da parceria com o Sebrae, Senai e outros parceiros, que possibilitam a troca de experiências, contatos e as manifestações de interesses de empresários em representar a Capribéee em outras regiões”, pontuou.
Já a consultora socioambiental da EroBrasil, Maria do Carmo Damásio, afirmou que a participação em feiras possibilita a identificação de novas técnicas e práticas de produção, estratégias de marketing e comercialização, aproximação com fornecedores e empresários, bem como manter-se atualizado sobre as tendências atuais para aderência a competitividade no mercado.
“Participar da Bahia Expo & Negócios contribuiu no processo de divulgação e comercialização da Capribée, além de possibilitar uma visão mais ampla sobre as estratégias de negócios. Com evidência à força e dedicação do homem do campo nesse processo do fortalecimento das atividades de produção, desde as propriedades rurais até a chegada do leite com qualidade nas indústrias para a produção dos derivados, gerando oportunidade de renda e empoderamento do produtor rural e dos cooperados”, contou Maria do Carmo Damásio.
Capribéee e EroBrasil
Em 2014 a mineradora EroBrasil Caraíba mapeou o potencial de desenvolvimento e negócios do Vale do Curaçá, na Bahia. Quatro anos depois a empresa implantou o Projeto da Cadeia Produtiva da Caprinocultura com início dos trabalhos de organização e produção de alimentos de origem animal. A partir de 2021, a EroBrasil contemplou os laticínios com a contratação da consultoria Lean Manufacturing, Desenvolvimento de Novos Produtos, Estudo de Tempo de Vida de Prateleira e, agora, missão Expo Bahia e Negócios como expositor.
A gestora do Sebrae em Jacobina, Jilvania Bezerra, ressaltou a parceria da entidade com as empresas. “Gostaria de parabenizar a EroBrasil e em especial a Carpibéee, por toda a trajetória de sucesso. A nossa parceria está cada vez mais consolidada e ficamos felizes com os resultados alcançados nesses quase três anos de cooperação. Para 2023, as perspectivas de novas contratações são as melhores”, destacou a gestora.
A consultora socioambiental Maria do Carmo Damásio afirma ainda que a EroBrasil tem orgulho dos empreendimentos sustentáveis que fazem parte dos investimentos socioambientais da empresa. “É como se fizéssemos parte de cada um deles, queremos ver a evolução, autoconfiança e independência. Para isso, contamos com a parceria de consultores independentes e entidades como o Sebrae que possibilitam a cooperação e entendimento da importância do empreendedorismo”, finalizou a consultora socioambiental.
Os representantes da Capribéee aproveitaram a ida à Bahia Expo & Negócios para visitar delicatessens, redes de mercado e restaurantes parceiros. Eles ficaram entusiasmados com os ambientes em que produtos estão sendo vendidos e com os depoimentos dos chefes de cozinha e vendedores que destacaram a qualidade e apresentação dos queijos e iogurtes.
Além de Eugênia Félix, Rafael Sene e Maria do Carmo Damásio, participaram da feira as analistas Socioambiental da EroBrasil Caraíba, Uandilei Gonçalves Santana e Marailza Almeida, e o empresário e representante comercial da Capribéee, João Humberto Torreão.
Bahia Expo & Negócios
Além de expositores, empresários de diferentes regiões da Bahia marcaram presença na Bahia Expor & Negócios por meio das missões empresariais organizadas pelo Sebrae. Ao todo, se deslocaram até a capital do estado sete caravanas com 350 empresários de cidades do interior baiano.
Durante a feira foram registradas 11,4 mil visitas, maioria público empresarial, que teve acesso a 117 eventos, com mais 200 horas de capacitação, rodadas nacionais e internacionais de negócios.
As rodadas de negócios cumpriram o objetivo de aproximar as diferentes cadeias produtivas da Bahia de compradores nacionais e internacionais. No total, as rodadas internacionais promoveram 175 reuniões, com compradores da Colômbia e do Chile, além de traders brasileiros, com alvo nos mercados Latino Americano, Caribe, EUA, Oriente Médio, Ásia, África e Oceania.
Já no contexto nacional, foram realizadas rodadas de negócios para o segmento de alimentos e bebidas, com 38 empresas fornecedoras e 11 compradoras, e ainda sessões de negócios multissetorial com a participação de 119 empresas.
0 Comentários