Plano Municipal de Turismo de Jacobina chega a última etapa


Por Tamara Leal

O Sebrae e a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e a Diretoria de Turismo, firmaram parceria para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, com a criação de diagnóstico que subsidiará na definição de ações a médio e longo prazos no âmbito do turismo, com o intuito de criar uma lei municipal.

Com objetivo de ser colaborativo, foram colhidos depoimentos de cidadãos, empresários, organizações da sociedade civil, turistas e gestão pública. Por meio de três etapas, o plano encontra-se na última fase com a análise e tabulação dos dados das pesquisas. Após conclusão, será apresentado o resultado à sociedade, em um evento aberto que deve acontecer no mês de junho.

Segundo a gestora do Sebrae, Amanda Teixeira, o Plano Municipal de Turismo objetiva desenvolver o turismo do município de forma sustentável. “Promover o turismo proporciona múltiplos benefícios, como geração de emprego, renda e ampliação da arrecadação de impostos. Tudo isto associado à valorização cultural, à conservação ambiental e à participação comunitária para auxiliar o município na tomada de decisão referente às atividades econômicas relacionadas ao setor”, pontua.

O lançamento do Plano Municipal de Turismo aconteceu no dia 17 de abril e, na ocasião, o prefeito Tiago Dias ressaltou que o plano norteará as decisões da gestão e a realização de políticas públicas voltadas ao turismo.

“Muitos municípios ao redor do mundo criam cidades para se tornarem turísticas e Jacobina é por natureza. Temos atrativos turísticos para todos os gostos. Por isso, Jacobina será, com certeza, uma grande potência econômica, principalmente fomentada pelo turismo”, concluiu Dias.

O Plano Municipal de Turismo irá construir um diagnóstico, com análise da oferta e demanda, inventário, análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças com o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico, prognóstico, além de propostas de intervenção para o desenvolvimento local e roteirização turística.

Postar um comentário

0 Comentários