Por Tamara Leal
O manejo correto do pasto, investimento em genética por fertilização in vitro (FIV), assistência técnica, soluções Sebrae e o trabalho em família garantiram ao produtor rural baiano José Heval Carneiro de Almeida o prêmio destaque na categoria Produto com Valor Agregado, no Encontro Nacional do Programa AgroNordeste. A cerimônia foi realizada na terça-feira (16), em Natal, Rio Grande do Norte.
O encontro reuniu produtores rurais de 11 estados do país, sendo os nove do Nordeste, que foram destaque em vários segmentos de 2019 a 2022. Foi um reconhecimento pelos avanços conquistados em categorias como Produtividade, Faturamento, Acesso a Mercados, Compras Governamentais, Inovação, Sustentabilidade, Mulher na Gestão do Negócio, Jovem Produtor e Produto com Valor Agregado.
A abertura do evento foi marcada pela homenagem aos produtores premiados, cujo primeiro ciclo foi finalizado em 2022. Nove produtores representaram as famílias e negócios atendidos pela iniciativa em 11 estados do país, mostrando como o programa fez diferença no desenvolvimento das atividades em cada segmento.
Produtor no segmento de bovinocultura leiteira na fazenda Caldeirãozinho, município de Nova Fátima, semiárido baiano, José Heval buscou no melhoramento genético do rebanho a inovação que desejava para o seu negócio rural. Com a ajuda do AgroNordeste, ele passou de uma produção diária de 180 litros de leite para 340 litros, além de ampliar a linha de queijos artesanais.
Para isso, José Heval participa de soluções Sebrae e assistência técnica do Senar, dentro do AgroNordeste, e obteve crédito junto ao Banco do Nordeste para investir na melhoria da propriedade com o plantio de palma adensada, aumentou a capacidade hídrica e a produção de forragem.
Ainda por meio de subsídio do Sebraetec, o produtor acessou a tecnologia de melhoramento genético de rebanhos leiteiros em 2020; participou de palestras e cursos com temáticas relacionadas à alimentação do rebanho, práticas sustentáveis no campo, cenários econômicos e tendências.
O gestor do AgroNordeste do Sebrae em Jacobina, Valdemir Matos, aponta que, em 2021, o produtor deu um novo passo na agregação de valor. “José Herval participou do curso de produção de queijos artesanais oferecido pelo Sebrae e, desde então, tem participado de eventos, a exemplo do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel). Tudo isso possibilitou o investimento na implantação da sua queijaria com assessoria do Sebrae para atendimento aos requisitos legais e de mercado”, pontua o gestor.
Sebrae e o AgroNordeste
Por meio do programa AgroNordeste, o Sebrae e entidades parceiras atendem dezenas de produtores de leite no Centro-Norte e no semiárido do estado. Junto a esse público, são realizados cursos de boas práticas, aperfeiçoamento na produção, dias de campo, oficinas, palestras, missões técnicas, dentre outras capacitações que buscam transformar o produtor em empreendedor rural, mostrando possibilidades e viabilidades econômicas para os empreendimentos.
Para mais informações sobre o AgroNordeste podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, no Bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão fazer contato com a Agência Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro ou pelo telefone (74) 3541-3046.
0 Comentários