O rei Charles 3º e a rainha Camilla Parker Bowles foram coroados neste sábado (6.mai.2023) em cerimônia realizada na Abadia de Westminster, em Londres (Reino Unido). Oficialmente, são 3 dias de comemoração em todo o Reino Unido. De 6 a 8 de maio, a família real oferecerá eventos de celebração.
Antes da coroação, o rei Charles 3º e a rainha Camilla participaram da tradicional “Procissão do Rei”. Esta parte corresponde ao trajeto que foi percorrido do Palácio de Buckingham (residência oficial do monarca em Londres) até a Abadia de Westminster, igreja que recebe as coroações desde 1066.
A cerimônia de coroação foi conduzida pelo arcebispo de Canterbury. O rei foi coroado na cadeira de Santo Eduardo, feita em 1300 para Eduardo 1º e usada em todas as coroações desde aquele ano. Durante a cerimônia, foi colocada na cabeça de Charles 3º a coroa de Santo Eduardo, feita em 1661. Pesa cerca de 2,2 kg e é feita de ouro maciço.
Em seguida, Camilla recebeu a coroa que a rainha Mary recebeu em sua coroação. É a 1ª vez desde o século 18 que a coroa de um consorte é reutilizada. Foram adicionados diamantes da coleção pessoal de joias de Elizabeth 2ª.
Além de integrantes da família real, estiveram presentes chefes de Estado como Emmanuel Macron (França). O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também assistiu à coroação. Ainda compareceram à cerimônia a primeira-dama dos EUA, Jill Biden, ex-primeiros-ministros do Reino Unido e o atual premiê britânico, Rishi Sunak.
Depois de coroados, Charles 3º, Camilla e outros integrantes da família real seguiram para a “Procissão da Coroação”, que marca o retorno ao Palácio de Buckingham.
A família real apareceu na varanda do Palácio de Buckingham para encerrar as festividades deste sábado (6.mai). Leia aqui a programação completa das celebrações.
Veja imagens da cerimônia:
0 Comentários