Por Tamara Leal
Com o objetivo de tratar sobre o desenvolvimento de Antônio Gonçalves, Umburanas, Várzea da Roça e Quixabeira, Centro-Norte baiano, o Sebrae em Jacobina realizou, no mês de maio, Seminários de Políticas Públicas que marcam a adesão destes municípios ao Programa Cidade Empreendedora, Ciclo 2023/2024.
Estratégia desenvolvida pelo Sebrae Bahia, o Programa Cidade Empreendedora engaja a gestão pública e líderes locais na melhoria do ambiente e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, com contribuições para o desenvolvimento econômico local. A solução será executada durante dois anos, com metodologias, manuais e materiais que darão sustentação à estratégia proposta.
O gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, destaca que os municípios de Mirangaba, Ourolândia, Piritiba, Itiúba, Andorinha e Pindobaçu participantes/contemplados no ciclo 2022/2023 e Antônio Gonçalves, Umburanas, Várzea da Roça e Quixabeira, ciclo 2023/2024, demonstram interesses em transformar a situação local, aprimorando o Ambiente de Negócios.
“Nos seminários, congregamos ações de práxis ao olhar do pilar principal do Programa Cidade Empreendedora, afinal, a proposta é a transformação local via implantação de políticas de desenvolvimento, por meio dos eixos estratégicos, que trará, por consequência, um ambiente favorável para empreender’, pontua Geronilson Pereira.
Participante do Ciclo 2023/2024, o prefeito de Umburanas, Roberto Bruno, celebrou a parceria com o Sebrae. “A nossa parceria contempla o meio urbano, para as micro e pequenas empresas, e o rural, atingindo a agricultores familiares. Assim, iremos promover um desenvolvimento econômico municipal por meio das ações que possibilitem uma maturidade empreendedora e empresarial”, destacou o gestor municipal.
O prefeito de Ourolândia, José Raimundo Araújo de Souza, mais conhecido como Zé do Povo, aderiu pela segunda vez ao Cidade Empreendedora. “Somos um município com economia forte, mas que ainda pode crescer muito. O Cidade Empreendedora nos dá suporte necessário para acelerar o desenvolvimento socioeconômico e, com isso, melhorar significativamente os negócios, fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade empresarial e, a partir de então, gerar mais emprego e renda”, ressaltou.
O Cidade Empreendedora é a porta de entrada na alavancagem de intervenções, não somente do Sebrae, sobretudo, dos agentes de desenvolvimento, que têm soluções em investimento nos municípios. Os resultados aparecem nos eixos de políticas públicas, especialmente, no município em que o gestor público direciona, acelera e sustenta o processo de desenvolvimento socioeconômico, junto aos pequenos negócios em um ambiente de oportunidades.
Mais informações sobre as soluções da entidade para os municípios podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também podem fazer contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro.
0 Comentários