Com a chegada do mês de junho, o clima festivo toma conta do Nordeste, trazendo consigo uma das maiores tradições populares da região: as festas juninas. Neste mês, os populares Santo Antônio, São João e São Pedro são festejados com danças, delícias da culinária típica e as tradicionais fogueiras.
Porém, essas comemorações contribuem para um significativo aumento da incidência de casos de queimaduras. Fogueiras e fogos de artifícios, principalmente quando associados a materiais inflamáveis, podem resultar em queimaduras muito graves.
De acordo com o enfermeiro e docente da Faculdade Ages de Jacobina, instituição integrante do Ecossistema Ânima, Marks Passos Santos, para evitar acidentes com fogos, é aconselhável seguir as instruções do fabricante, utilizar equipamentos de proteção adequados e manter uma distância segura. Além disso, é importante se atentar a idade recomendada para manuseio de cada fogo de artifício.
“Manter as crianças longe das fogueiras, estabelecendo uma área segura para que brinquem, longe do fogo e de materiais inflamáveis. Associado a esses fatores (fogueiras e fogos), muitas vestimentas típicas que são utilizadas nesse período são confeccionadas com material inflamável, o que favorece o aumento do risco de queimaduras. Por isso, é aconselhável utilizar roupas feitas de algodão, assim como evitar usar roupas largas e com adereços que entre em contato com as chamas”, pontua Marks Passos.
Especialista em Saúde Pública, o professor Marks orienta sobre o risco de queimaduras durante o preparo de alimentos. “Durante os festejos é comum encontrarmos uma variedade de comidas típicas. O preparo e o consumo são causas comuns de queimaduras e para evitar é preciso tomar alguns cuidados, como certificar-se de que o alimento está em uma temperatura adequada para o consumo, manusear as panelas usando luvas de proteção térmica e servi-las em recipientes seguros”, indica.
No entanto, mesmo com todas as recomendações e cuidados, nem sempre é possível evitar as queimaduras. Quando elas acontecerem, é necessário estar preparado, conforme orienta Marks Passos: “Interrompa imediatamente o contato com o agente causador e lave o local somente com água corrente por 10 a 20 minutos, isso vai ajudar aliviar a dor e reduzir a extensão da queimadura. Não aplique gelo, pois poderá queimar ainda mais, não coloque nada além da água. Cubra o local com pano limpo e busque socorro”, finaliza.
A depender da extensão da queimadura, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor forma de garantir um São João alegre e livre de queimaduras.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga, Jacobina e Tucano receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Tucano, Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 7, 9 e 14. Este indicador trata-se de média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno,
foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio
Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à
frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras
na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de
Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau
de governança corporativa.
0 Comentários