Construindo Economias Locais Resilientes. Esse foi o tema do Seminário “Diálogos para o Desenvolvimento” realizado pelo Sebrae para debater o potencial empresarial e econômico da região de Irecê, na última terça-feira (30), no auditório do Hotel Copa 70. O evento contou com a presença de dirigentes do Sebrae Bahia, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais da Bahia (FACEB), empresários locais, superintendentes dos bancos públicos, representantes do poder público e outras instituições parceiras.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, reafirmou a parceria das instituições com o empreendedorismo local e destacou o potencial econômico da região.
“Irecê é um polo de comércio e serviço que alavanca a economia da região e tem esse perfil pujante e promissor. Os microempresários sustentam a economia das pequenas cidades, e na região de Irecê não é diferente. O Sebrae tem feito um belo trabalho voltado para o fortalecimento dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo local e ampliando a visão empreendedora da classe empresarial dos municípios atendidos pela regional”, ressaltou o presidente.
O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, ressaltou a importância da região de Irecê para o empreendedorismo do estado, e destacou o apoio do Sebrae nas ações e projetos desenvolvidos em toda região.
“De forma proporcional, a regional de Irecê foi a que mais acrescentou orçamento e, graças ao trabalho que foi realizado aqui, hoje é uma das regionais que mais crescem. Pelo retorno, estamos aportando mais recursos a cada ano, o que é uma prova desse crescimento. Além da força nas áreas de comércio e serviço, essa região será, em breve, uma nova fronteira agrícola do estado e estaremos aqui para apoiar o empreendedorismo e os pequenos e médios produtores locais e regionais”, afirmou o diretor.
Para o gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, esse encontro é fundamental para apresentar todas as potencialidades da região e traçar estratégias para acolher novos projetos e ampliar os programas que já estão sendo desenvolvidos pela regional do Sebrae.
“Nosso desafio é chegar aos 50 municípios que são atendidos pela regional na região de Irecê, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim, com projetos, programas, capacitações e consultorias. Esse ano, já atendemos 35 municípios com soluções e ferramentas inovadoras. Com esse encontro, a diretoria pôde perceber o potencial da nossa região e as ações que podem ser realizadas para cada segmento”, enfatizou.
Erício Batista, vice-prefeito de Irecê, participou do evento e destacou a importância da união do poder público com o Sebrae para desenvolver ações fundamentais visando o fortalecimento da economia local e o apoio ao empreendedor. “Nós temos que agradecer esse apoio do Sebrae que tem nos auxiliado a capacitar os empreendedores locais, ajudando no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Essa parceria é muito importante para toda a região”, finalizou Erício.
No final do Seminário, foi aberta a oportunidade para os empresários e empreendedores locais perguntarem e debaterem sobre os assuntos discutidos durante a reunião.
Fonte: Ascom - Sebrae/Irecê
0 Comentários