Dia da Pizza: nutricionista destaca curiosidades e indica receita lowcarb


Instituído no Brasil em 1985 durante um concurso para eleger as melhores pizzas margueritas e muçarelas de São Paulo/SP, quase quatro décadas depois, o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, é uma data bastante festejada pelos empreendedores do setor de serviços de alimentação e consumidores. 

 

Para comemorar a data, a nutricionista e coordenadora de Grande Área da Faculdade Ages de Jacobina, instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima, Fabiana França, revelou curiosidades sobre o alimento e indicou uma receita lowcarb (veja abaixo) que pode ser incluída na rotina alimentar. 

A pizza faz parte das preferências alimentares de praticamente todos os brasileiros, independente da faixa etária. Na verdade, a preferência não é apenas nacional. Em 2022, a comida foi uma das mais pedidas em delivery em todo o mundo; na lista outros alimentos como hambúrguer, frango frito, batata frita, sorvete e açaí.   

Atualmente, conhecemos diversas opções de preparação, formatos e sabores, mas nem sempre foi assim. De acordo com a nutricionista Fabiana França, a origem da pizza remonta ao pão produzido no Egito. 

“Este pão era produzido à base de farinha e água e em formato arredondado. Esse tipo de preparação (à base de farinha) fez parte da alimentação de inúmeras civilizações e chegou no Brasil por meio de imigrantes italianos, por volta do século XIX”, aponta a docente. 

Fabiana França explica que, nutricionalmente, a pizza é um prato bastante calórico, com quantidade significativa de carboidratos e de gorduras. “Entretanto, assim como tudo na nossa alimentação, é possível consumir sem peso na consciência, desde que haja moderação na quantidade e escolha de versões menos gordurosas nos recheios, sendo marguerita, milho e frango boas opções. Atualmente também temos a massa feita com grãos integrais e vegetais como aipim, batata doce, batata inglesa, dentre outros”, ressalta a professora da Ages. 

Apesar do seu sabor super apreciado, a pizza não pode fazer parte da nossa rotina: a iguaria é rica em calorias e pobre em nutrientes. Mas para quem não quer abrir mão do prato, Fabiana França apresentou uma receita  lowcarb, muito saborosa e que pode ser incluída na rotina alimentar. Confira abaixo: 

 

Pizza de couve-flor: 

Massa: 

01 xícara de couve-flor crua e ralada 

01 ovo inteiro ou 2 claras 

01 pitada de sal 

Orégano a gosto 

01 fio de azeite de oliva 

Recheio: 

Molho de tomate 

Queijo tipo muçarela 

Frango desfiado ou atum ou tomates ou milho verde 

Orégano 

Modo de preparo: 

Misture bem os ingredientes, unte uma assadeira para pizza e espalhe a massa por ela. Leve ao forno preaquecido por 15 minutos, até que a massa adquira uma coloração dourada. Retire a pizza do forno, adicione o molho de tomate e espalhe bem. Cubra com queijo e o recheio escolhido e polvilhe orégano. Leve ao forno por mais 05 (cinco) minutos e está pronta! Aproveite! 

 

Sobre a Ages   

A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   

 

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.   

Saiba mais sobre a Ages em www.ages.edu.br     

 

Sobre a Ânima Educação              

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityUBrazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.           

    

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.  

Postar um comentário

0 Comentários